Por David Antunes
No último dia 28, o Auditório da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), no Rio de Janeiro, sediou os 21 anos de fundação da Academia Brasileira Teológica de Letras (ABTL). A instituição foi fundada em 01 de agosto de 2003 e registrada em 4 de agosto de 2004, tendo como presidente o Comendador, Chanceler e Dr. Roberto Bitencourt.
Organização cultural que adveio de uma ideia inspirada, por alunos da Faculdade de Teologia da Igreja da Graça, são os fundadores da ABTL: Geraldo Magela Rosa, Sinval Elias Vieira, Maria de Lourdes Machado, Raimundo do Nascimento Filho e Elpídio Barros Affonso (em memória), objetivando o estudo e a divulgação da cultura teológica de forma ampla e dinâmica, compatível a evolução de um mundo moderno e globalizado.
A ABTL não está vinculada a nenhuma denominação religiosa e nem concede o seu direito de uso a ninguém de forma isolada. É regida unicamente em consonância ao seu Estatuto e Regimento Interno. Cumpre o seu objetivo precípuo promovendo sessões culturais, na certeza de contribuir para o crescimento e conhecimento teológico.
Novos acadêmicos chegaram para formar os quadros de membros: Efetivos, Correspondentes e Honorários.
Na ocasião tivemos a presença de muitas autoridades, entre elas destacamos a Diretoria da mesma e seus Acadêmicos: desembargador Dr. Siro Darlan; desembargador Dr. Gerson Arraes; deputado federal Marcelo Queiroz; Dr. Helvio Costa, reitor da Faculdade Faces; Cel. Priscila Azevedo Barletta, diretora de Assistência Social da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro; Cel. PM Erika Fabiana de Alcântara, diretora de Abastecimento; Cel. Júlio César da Silva Castro, Comandante do 35º BPM de Itaboraí; Cel. PM Capelão Jorge Luiz dos Santos Lacerda; Cel. Felipe Gonçalves Romeu, Subcomandante DAS e Capitão de Fragata Giovani da Silva Andrade; Regina de Fátima da Silva Cadeira Hardman, presidente da ABAFIA; Paulo Werneck, diretor técnico da ABAFIA; Adilmar Arcênio dos Santos, vereador da cidade de São João de Meriti; Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB; Tn-Cel Vânia Juliano; Pr. Roberto Amorim; Dra. Ana Cristina Campelo, vice-presidente da FALB – Federação das Academias de Letras do Brasil entre outras autoridades.