No dia das crianças, que tal apostar em livros que reforçam, por meio da criatividade, o convívio dos seus filhos com a natureza?
De acordo com o relatório ‘Crianças, Adolescentes e Mudanças Climáticas no Brasil’, da Unicef, mais de 60% de meninos e meninas estão expostos a mais de um risco ambiental. Por isso é tão urgente priorizar crianças e adolescentes nos debates sobre meio ambiente e mudanças climáticas.
O primeiro passo, para que os jovens consigam ser inseridos nesse meio é através da informação, por isso, selecionamos cinco livros que toda criança irá gostar e principalmente, aprender sobre como cuidar da natureza.
Confira a lista:
- ‘Como tudo começou’
A obra escrita por Silvana Gontijo conta a história de uma aventura que começa quando a turma de amigos se interessam em descobrir como tocar o didgeridoo, um instrumento musical de sopro pouco conhecido no Brasil. Mas, para isso, eles precisam se aventurar fora da cidade e descobrem o mundo mágico da Floresta do Beija-Flor Azul, onde aprendem a viajar no tempo através da música. A obra faz parte da série de livros ‘Turma do Planeta’ que tem como objetivo incentivar que a criança se torne um indivíduo comprometido com a natureza e que assim crie habilidades para interpretar o meio ambiente.
- ‘ O Planeta está com febre’
Que tal uma dica de livro que fala sobre o aquecimento global? O tema atual é abordado na obra escrita por Luciana Rosa que conta a história de quando o planeta Terra precisou ir ao médico e descobriu que a febre era causada por uma grave doença: o aquecimento global. No final, o livro mostra que com amor as pessoas podem mudar e até mesmo salvar o planeta.
- ‘Chico, homem da floresta’
Uma das obras que faz parte da coleção Brasileirinhos, uma série de obras que contam histórias de grandes personalidades brasileiras em um universo perfeito para a criançada, ‘Chico, homem da floresta’, apresenta para os pequenos a trajetória de Chico Mendes, defensor da natureza e dos povos originários do Amazonas. Na obra escrita por Lúcia Fidalgo, o leitor encontra o amor de Chico pela natureza traduzido em histórias.
- O quintal da minha casa
Em um quintal com bastantes animais, diversas plantas, paisagens e climas, o que deveria ser perfeito, acaba entrando em perigo por conta da destruição. O livro escrito por Fernando Nuno tem como objetivo levar o leitor a entender a importância de se preservar a natureza e a sua diversidade.
- Azul e Lindo – Planeta Terra, nossa casa
Escrito por Ruth Rocha, o livro foi inspirado na Declaração Mundial sobre o Meio Ambiente, realizado em 1972 e feito por conta de um convite da Organização das Nações Unidas. Ainda com um conteúdo bem atual, traz a importância de cada pessoa cuidar do planeta Terra .
Meio ambiente e chatice não combinam na mesma frase e a prova disso são os livros infantis criados para que os pequenos desde já comecem a entender a importância da natureza. Assunto importante em formato fácil e leve para que a futura geração já entenda que quanto mais cedo cuidar do meio ambiente, mais longe a humanidade pode chegar.