Jornal DR1

Polícia Civil apreendeu dezenas de armas de gel

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou, na segunda-feira, 23 de dezembro de 2024, a “Operação Natal Seguro” em Madureira, Zona Norte da cidade, resultando na apreensão de milhares de armas de gel comercializadas ilegalmente.

A ação foi conduzida pela Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) e pela 29ª DP (Madureira). Nove pessoas foram levadas à delegacia para prestar esclarecimentos e estão sendo investigadas por possível envolvimento com contrabando.As investigações continuam para identificar outros envolvidos na prática criminosa.

As armas de gel, conhecidas como “gel blasters”, são réplicas que utilizam bolinhas de gel como munição.Embora populares, sua comercialização é regulada por lei federal que proíbe a venda de simulacros de armas de fogo. Esses itens devem ser vendidos apenas em lojas especializadas e para maiores de 18 anos. No entanto, foram encontradas sendo vendidas sem controle em áreas como a Saara, tradicional centro de comércio popular do Rio.

A Polícia Civil esclarece que o uso recreativo de armas de gel não é crime, mas qualquer artefato semelhante a uma arma de fogo, sem a devida identificação (ponta laranja ou vermelha), pode ser apreendido como simulacro. Além disso, a venda desses produtos já foi proibida em algumas cidades, como Olinda e Paulista, em Pernambuco, e está em discussão na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

A operação também visa apurar a procedência dos produtos, investigando se são oriundos de contrabando.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - INSPIRA AÇÃO - 10 JAN 25