Jornal DR1

Escola estadual de Araruama é homenageada pela Câmara dos Vereadores 

Reprodução_ Seeduc

A unidade escolar tem se destacado na rede estadual incentivando a prática do empreendedorismo e da inovação

Uma escola empreendedora, que busca algo a mais do que é ensinado dentro da sala de aula. Vocacionado ao empreendedorismo e à inovação, o Ciep 148 Professor Carlos Elio Vogas da Silva, de Araruama, na Região dos Lagos, recebeu uma homenagem da Câmara de Vereadores do município por desenvolver ações relacionadas à preservação do meio ambiente. A unidade escolar tem se destacado na rede estadual incentivando a prática do empreendedorismo e da inovação entre seus estudantes com iniciativas especiais nesta área.  

Com 12 turmas dedicadas ao Ensino Médio Integral nos itinerários de Inovação e Mundo do Trabalho e Empreendedorismo, o Ciep 148 tem como missão ampliar as perspectivas dos alunos em inovação e sustentabilidade.

“Apoiar a iniciativa de jovens focados em empreender e inovar é o propósito do Ciep 148. Trabalhamos para ampliar os horizontes e permitir aos nossos jovens a qualificação necessária para o mundo do trabalho contemporâneo “afirmou Juliana Dammas, diretora-adjunta da unidade.

O meio ambiente é um dos grandes focos da escola. A unidade participou intensamente da Conferência Municipal de Meio Ambiente em Araruama, no início do mês, que teve como foco discutir e propor ações e medidas mitigadoras para construir ações sustentáveis no contexto da Agenda 2030. Dentre elas, destaca-se o uso de tecnologias inclusivas com vistas ao monitoramento, preservação e readequação de áreas sensíveis na municipalidade.

 Além disso, a escola ficou em primeiro lugar na etapa estadual da 8ª edição da Olimpíada Nacional de Desenvolvimento de Aplicativos (ONDA), sobre Consumo e Produção Sustentáveis, com o aplicativo ‘Portal Ecoar’, que visa ao monitoramento e acompanhamento de queimadas em São Vicente, distrito de Araruama.

 “O protagonismo juvenil é ressaltado em cada ação realizada de maneira transversal em nossa escola, com foco nas habilidades e competências contextualizadas ao século 21. Projetos como este permitem aos jovens aprofundar ainda mais a visão de mundo em relação a inovar e criar com espírito empreendedor” destacou Felício Júlio de Azevedo Hungria, coordenador pedagógico do Ciep 148.

E a escola também desenvolve ações em parcerias. Neste segundo semestre, representantes da Marinha do Brasil levaram para a escola o painel ‘Desenvolvendo Habilidades Estratégicas na Construção do Protagonismo Juvenil’, com representantes da turma e coordenadores do Grêmio Estudantil. E a escola ainda participa de ações e palestras em toda a região, divulgando suas iniciativas em favor de toda a comunidade.

 “Construir perspectivas Empreendedoras e uma vocação da nossa escola. Apoiar iniciativas como essa nos dá energia suficiente para continuar acreditando na potência do protagonismo juvenil”concluiu Frank Duarte, diretor geral do Ciep.

Confira também

Nosso canal