As festas de fim de ano trazem uma variedade irresistível de delícias como as comidas, sobremesas e bebidas adoçadas. Embora sejam uma tradição, o consumo excessivo desses alimentos ricos em açúcar e carboidratos, podem causar um efeito indesejado nos dentes, como o aumento do risco de cáries. O açúcar é o principal alimento para as bactérias presentes na boca e, essas bactérias produzem ácidos que corroem o esmalte dos dentes, criando o ambiente perfeito para a formação de cáries e sensibilidade no dente, pois quanto mais frequente for o consumo de alimentos açucarados, maior o tempo em que estes ácidos atacam os dentes. E isso é um desafio para a saúde bucal, é um perigo para os dentes em conjunto por hábitos inadequados. Mas se você tiver pequenos cuidados, é importante aproveitar cada momento sem abrir mão da saúde do sorriso.
Nesse período o número de casos de cárie, sensibilidade, lesões nos dentes, e gengivas e fraturas aumenta consideravelmente e isso ocorre porque com a agitação de fim de ano, a higiene bucal acaba sendo deixada de lado. Ao abrir mão da escovação e do uso do fio dental, mesmo que por um período curto, colocando em risco a saúde bucal e com isso pode surgir a formação da placa bacteriana, ela se forma em menos de 24 horas. Depois de formada, a placa pode atuar no esmalte, podendo provocar hipersensibilidade, gengivite e aumentando as chances de dor, inchaço e sangramento.
E para quem faz tratamento ortodôntico sabe que algumas comidas são inimigas do aparelho, pois existem certos alimentos que é importante evitar durante o tratamento ortodôntico. No entanto, alguns alimentos, podem se tornar ainda mais complicados nas festas de fim de ano, como as nozes e castanhas são muito comuns nas festas de final de ano, por serem dura e comprometer ou danificar o seu aparelho. Caso não resista, elas precisam ser mastigadas com cuidado e em pedaços pequenos, não podemos deixar de falar dos refrigerantes, vinhos e espumantes são companheiros frequentes nas festas de fim de ano, mas os consumos excessivos dessas bebidas podem prejudicar a saúde dos seus dentes, são ácidas e podem causar erosão no esmalte do dente, o que afeta diretamente a aparência e a resistência dos dentes.
Quando a noite termina, não deixe levar pela preguiça, ao dormir, a boca fica mais seca, o que aumenta a chance das bactérias se proliferarem, as chances de cárie, problemas gengivais e mau hálito são enormes, então não esqueça que a última escovação é a mais importante. Mas lembre-se sempre de escovar os dentes sempre após as refeições, afinal, durante as comemorações ficamos comendo por horas e todo o alimento deixa resíduos que pode levar a cárie e mau hálito. Evite palitar os dentes, pode ser perigoso para a gengiva, use o fio dental, vai alcançar espaços que o palito não consegue. Beba bastante água, ela ajuda na produção de saliva, que contribui para a manutenção da nossa boca, boas festas.