É justamente esta história que Dorgan, Palumbo e o roteirista Joaquim Castro revisitam em LUIZ MELODIA – NO CORAÇÃO DO BRASIL. Propondo uma viagem sonora e visual pela carreira do cantor e compositor, repleta de arquivos inéditos e raros, o filme oferece a chance do artista, que por anos foi taxado de “maldito”, contar sua própria trajetória. Assim, mais do que manter viva sua memória e sua obra, o documentário retoma o espírito do artista, que não teve medo de abraçar sua liberdade musical, mesmo quando isso significou desafiar as normas da indústria ou da própria cultura brasileira.
Por isso, durante os sete anos da confecção de LUIZ MELODIA – NO CORAÇÃO DO BRASIL, foi importante para a equipe que as escolhas criativas do doc refletissem o espírito do cantor. “Quando a gente sai do convencional – de fazer um filme engessado, cronológico e que recorre sempre a depoimentos – e o traz contando sua própria história e amarra tudo com uma montagem poética, fluida e muito musical, a gente reflete o artista que ele foi”, explica Dorgan. “De certa forma, o filme tem o DNA dele. Tem a nossa visão e a nossa escuta, mas tem o DNA dele.”
Descrito pela cineasta como uma espécie de reencontro entre Melodia e seus fãs, LUIZ MELODIA – NO CORAÇÃO DO BRASIL chega aos cinemas em 16 de janeiro, com distribuição da Embaúba Filmes. |