Jornal DR1

A Bíblia como ela é: Mudança de planos 6 – aprendendo com a história de Jonas

Foto: Reprodução

Quantas vezes estamos tão obstinados com nossas opiniões e achismos que nos fechamos completamente para ouvir e estarmos abertos às mudanças?  Um exemplo que as Escrituras Sagradas traz com relação a esse tema está no livro e na história de Jonas.

Deus mandou que  ele fosse para Nínive pregar o arrependimento para aquele povo. Porém Jonas ousou discordar de Deus por acreditar que aquelas pessoas não eram merecedoras e sequer se arrependeriam ao ouvir sua pregação.

Jonas viveu numa época em que Deus falava diretamente aos profetas, enviando-lhes em missões especiais para comunicar Sua vontade ao povo. A trajetória de Jonas mostra como Deus se preocupa com todas as pessoas, mesmo com aquelas que estão longe Dele. E também, como Ele deseja que todos se arrependam e encontrem a Salvação (Jo 3,16).

Ao invés de obedecer ao chamado de Deus, Jonas decidiu fugir na direção oposta, embarcando em um navio para Társis. Durante a viagem, uma grande tempestade ameaçou naufragar o navio. Os marinheiros, temendo por suas vidas, lançaram sorte que caiu sobre Jonas. A seu pedido, lançaram-no ao mar.

Quando Jonas foi jogado ao mar, Deus enviou um grande peixe para engoli-lo. Jonas passou três dias e três noites no ventre do peixe, onde orou a Deus, reconhecendo seu erro e pedindo perdão. Deus, então, ordenou que o peixe vomitasse Jonas em terra firme. Esse evento simboliza o poder de Deus e a possibilidade de redenção, mesmo após um erro grave.

Dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor, o seu Deus e disse: “Em meu desespero, clamei ao Senhor,e Ele me respondeu. Do ventre da morte gritei por socorro, e ouviste o meu clamor.” (Jo 2,2).

Após ser salvo, Jonas finalmente obedeceu à ordem de Deus e foi à Nínive. Ele pregou a mensagem de arrependimento aos ninivitas, advertindo-os que, se não mudassem seus caminhos, a cidade seria destruída em quarenta dias.

Surpreendentemente, o povo de Nínive, desde o rei até os cidadãos comuns, acreditaram na mensagem de Jonas, se arrependeram de seus maus caminhos e jejuaram, clamando pela misericórdia de Deus. Deus viu o arrependimento genuíno deles e decidiu não destruir a cidade.

Uma mudança de planos que só foi possível quando Jonas decidiu ouvir a Deus e deixar de lado a própria opinião. Uma atitude que trouxe arrependimento e uma verdadeira revolução para os habitantes de Nínive.

E, na sua vida? Será que só está faltando deixar conceitos, pré conceitos, suas opiniões e dar crédito a Deus para que a desejada mudança aconteça?

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - RESPIR ARTE - 25 FEV 25