Sucessos de Simone e Simaria e Chitãozinho & Xororó animaram o público no Centro do Rio
A duas semanas da folia oficial, uma multidão animada invadiu as ruas da cidade na manhã deste domingo de pré-Carnaval, 16/02. Grande atração do dia no circuito de megablocos, o Chora Me Liga comandou a festa na Rua Primeiro de Março desde às 7h, horário previsto para a concentração, e seguiu até o meio-dia, animando os foliões com sucessos do gênero sertanejo, como “Evidências” (Chitãozinho & Xororó); “Regime fechado” (Simone e Simaria); e a música que dá nome ao bloco, “Chora me liga” (João Bosco e Vinícius). Fundado em 2010, o cortejo sertanejo, que tinha se deslocado para São Conrado em 2023, retornou ao circuito dos megablocos da cidade, desfilando no dia e no local previstos para a realização do Bloco da Lexa, que foi cancelado por motivos de saúde da cantora.
A manhã de folia teve ainda outros destaques, como os blocos infantis Mini Seres do Mar, em Laranjeiras, Bloquinho do Sem Ribalta, na Tijuca, e Bigodinho Esticado, no Méier; e os tradicionais Vira Lata, em São Conrado, e Me Esquece, no Jardim Botânico, que celebrou seus 20 anos de história. Fundado em 2004 por um grupo de amigos percussionistas, o Me Esquece se apresentou com 280 ritmistas.
“O desfile deste ano é especial por ser nosso aniversário. O Me Esquece é um bloco para todas as idades. O importante é se divertir com alegria e na paz”, afirmou Fernando Lourenço, um dos fundadores. Foliões como Joana Saviolo, moradora do Jardim Botânico, também participaram da festa, aproveitando a energia contagiante do bloco com a família.
Na Zona Sul, os foliões aproveitaram a manhã ensolarada para curtir a praia antes ou depois dos blocos. Foi o caso de Larissa Breiner, foliã do Vira Lata, em São Conrado. Moradora da Pavuna, ela e seus amigos, vindos de diferentes bairros da Zona Norte, atravessaram a cidade para curtir o cortejo dedicado ao axé e à música baiana.
“É a terceira vez que a gente vem aqui. Viemos de longe porque somos apaixonados por axé. Ano que vem, estaremos de volta”, afirmou Larissa. Para completar a alegria, o grupo caprichou nas fantasias: cada um com uma fruta na cabeça, criando uma grande “salada” de foliões no clima tropical.
Outros blocos comandarão a festa na cidade ao longo do dia, que tem programados, no total, desfiles de 22 cortejos. A programação completa, com data, horário e percurso, está disponível no aplicativo Blocos do Rio 2025, em todas as plataformas digitais. A ferramenta é gratuita e funciona por geolocalização. A lista também está disponível no site https://www.carnavalderua.rio/, que reúne, além do calendário dos desfiles, notícias sobre os blocos e mais informações sobre o Carnaval de Rua do Rio 2025.