Jornal DR1

Prefeitura do Rio anuncia medidas para próximos dias de previsão de calor extremo

WhatsApp-Image-2025-02-16-at-10.12.28

A Prefeitura do Rio anunciou, neste domingo, (16/02), no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), as medidas de orientação da população para os próximos dias, nos quais há previsão de temperaturas elevadas. Segundo o Sistema Alerta Rio, segunda-feira (17/02) e terça-feira (18/02) podem ser os dias mais quentes desta semana: devem bater o recorde do mês de fevereiro, que é 41,8°C (temperatura registrada em fevereiro de 2023 na estação de Irajá).

Entre as medidas anunciadas pelo Prefeito Eduardo Paes, caso a cidade atinja o Calor 4, estão a abertura de 58 pontos de resfriamento, parada para hidratação de funcionários que trabalham expostos ao sol e preparação da rede de saúde municipal para o aumento de atendimentos de casos decorrentes das altas temperaturas. A Prefeitura também recomenda o aumento da ingestão de água, uso de roupas leves e não exposição direta ao sol nos horários de pico de calor.

– A ciência hoje nos permite ter um grau maior de previsibilidade e entender os efeitos nocivos desse excesso de calor na saúde das pessoas. Além dos riscos que isso pode ocasionar, podendo levar até a morte. A gente quer que saia todo mundo de casa feliz, curtindo a nossa cidade. Não é à toa que o Rio é a cidade dos espaços públicos, das praias. Isso nos orgulha, faz parte da nossa cidade, e não vai mudar, mas há uma situação de mais calor. Então, temos uma previsão de muito calor, muito sol, e, por consequência, os riscos aumentam.

Também participaram o vice-prefeito, Eduardo Cavaliere, o chefe-executivo do COR-Rio, Marcus Belchior, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a secretária municipal de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula, e a meteorologista chefe do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - INSPIRA AÇÃO - 21 fev 25