Originada de uma ala da Viradouro, a escola de samba Tá Rindo Por Quê? dá início aos desfiles do carnaval de Niterói, levando ao Caminho Niemeyer um enredo sobre a cultura e a história da Orixá Obá, exaltando a força e a inteligência feminina. O prefeito da cidade acompanhou a apresentação e falou sobre a importância do investimento na cultura e no carnaval niteroiense.
Com quase 16 anos de história passada em gerações, a escola trouxe uma mensagem de empoderamento feminino, inspirada na figura de Obá, uma das orixás mais poderosas do panteão africano. Fazendo um tributo a essa figura, a Tá Rindo Por Quê? destacou sua luta, amor e força, com ênfase em sua capacidade de superar desafios e contribuições como guerreira e símbolo de resistência.
“O desfile deste ano traz a mensagem de que toda mulher pode ser forte como Obá, capaz de alcançar tudo o que desejar. Queremos mostrar que o poder feminino é imenso e capaz de transformar realidades”, afirmou Lucas Deodato, diretor administrativo da escola. Tá Rindo Por Quê? também trouxe ousadia com a promessa de disputar mais uma vez pelo título de campeã do grupo B. “O carnaval de Niterói pode ser tão grande quanto o do Rio de Janeiro. Estamos aqui para mostrar nossa força e mostrar que as escolas de samba de Niterói merecem ser reconhecidas no cenário nacional”, afirmou o diretor.
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, também reforçou a importância do carnaval como uma manifestação da cultura popular. “O carnaval é um momento de lazer e encontro para nosso povo, que trabalha o ano todo. Além disso, o investimento na cultura gera oportunidades, empregos e renda. Niterói tem uma grande tradição no carnaval, e isso é parte do nosso esforço para valorizar e apoiar cada vez mais essa festa tão importante para a cidade”, disse Neves.
Em relação aos próximos passos da escola e do carnaval da cidade, Lucas Deodato sobre a busca e preparação para disputar o título do grupo A, investindo em qualidade e estruturas, com apoio da prefeitura de Niterói, buscando trazer um carnaval cada vez mais grandioso, que não apenas se destaquem na cidade, mas também a nível nacional.