Jornal DR1

Iluminação cênica transforma a Passarela do Samba em um grande show de luzes

WhatsApp-Image-2025-02-25-at-13.50.07

A RioLuz preparou uma grande operação para garantir iluminação de qualidade durante os desfiles das escolas, no Sambódromo. Com cinco noites de desfiles, as agremiações poderão aproveitar todos os recursos da iluminação cênica para potencializar suas apresentações. Bem programado e sincronizado, o show de luzes destaca as apresentações das escolas de samba, transformando a passarela em um verdadeiro palco de emoções e cores.

O espetáculo de luzes é coordenado por uma equipe especializada, que opera o sistema a partir de uma sala de controle localizada no setor 10 do Sambódromo. Com o auxílio de tecnologia de ponta, incluindo equipamentos de programação em 3D, o projeto conta com 570 refletores, sendo 510 direcionados à pista, além de três moving lights e três refletores RGBW posicionados sobre as arquibancadas. A infraestrutura inclui ainda 24 quilômetros de fibra óptica e 14 câmeras para monitoramento.

De acordo com o presidente da RioLuz, Rafael Thompson, o trabalho visa a transformar a avenida em um grande teatro a céu aberto:

– Nossa equipe se dedicou para garantir um espetáculo de luzes que esteja à altura da grandiosidade do Carnaval carioca -, destaca Thompson.

No entorno, 100 câmeras foram posicionadas entre a Avenida Francisco Bicalho e a Central do Brasil, reforçando a segurança e a gestão da iluminação. As áreas de concentração e dispersão também receberam reforço, beneficiando locais como o Viaduto 31 de Março, a Central do Brasil e estações de metrô.

Além disso, uma equipe de 80 colaboradores estará de plantão, com seis equipes de caminhões cesto-aéreo prontas para realizar qualquer atendimento imediato. Para garantir a passagem segura dos carros alegóricos das escolas de samba rumo à Marquês de Sapucaí, a RioLuz está promovendo a remoção de fiação inutilizada dos postes ao longo do trajeto entre a Cidade do Samba e a Sapucaí, ligando a zona portuária ao Centro. A ação, que seguirá até o fim do mês, visa eliminar fios que possam representar obstáculos durante o transporte dos carros alegóricos.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - RESPIR ARTE - 25 FEV 25