Jornal DR1

José Correia Leite, voz ativa na luta antirracista no Brasil

Reprodução

A trajetória do jornalista e militante que defendeu os direitos da população negra no século XX

José Benedito Correia Leite,  foi um dos principais jornalistas da imprensa negra paulista do início do século XX e uma das principais personalidades históricas do movimento negro brasileiro. Filho mestiço de uma empregada doméstica negra, não conheceu o pai e viveu a juventude na pobreza, trabalhando em ofícios humildes, mas recebeu estímulo de uma professora para estudar na escola que ela mantinha. A escola fechou pouco depois, continuando seus estudos em um colégio mantido pela maçonaria, e depois em um curso de alfabetização do Mosteiro de São Bento, mas teve dificuldades de aprendizagem, até que conheceu Jayme de Aguiar, um ativista ilustrado com quem fez amizade e que lhe ministrou aulas particulares.

Com 24 anos já se tornou um ativista, sendo co-fundador, com Aguiar, do jornal O Clarim d’Alvorada, ali desempenhando as funções de diretor responsável, redator, repórter e gráfico. Segundo Rosângela Ferreira de Souza, “O Clarim “foi um dos jornais que mais se destacaram em São Paulo, marcando a história da imprensa negra. Fundado para ser um jornal literário, tornou-se arma de luta contra a situação do negro na sociedade brasileira”. Simpatizava com o ideal de um socialismo democrático e em seus artigos articulava história e política, relacionando a exclusão social experimentada pelos negros com o processo de implantação do trabalho assalariado e a aceleração do capitalismo e da industrialização no país.

Participou das atividades do Centro Cívico Palmares. Através dos contatos que estabeleceu pelo jornal e pela Frente Negra Brasileira, importante agremiação que ajudara a criar em 1931, da qual foi conselheiro, teve conhecimento do contexto de discriminação racial dos Estados Unidos, o que viria a influenciar sua atividade. Foi um dos idealizadores do Primeiro Congresso da Mocidade Negra Brasileira, em 1929.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded