Jornal DR1

Evento no TRT-RJ debate temas de saúde e direitos humanos relacionados a mulheres

TRT Foto Reprodução site TRTRJ

Roda de conversa com o tema “Dia Internacional da Mulher e do Combate ao Vírus HTLV-1”, foi articulado por colegiados que tratam de acessibilidade e inclusão, equidade racial e responsabilidade socioambiental

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ) realizou, na quarta-feira (26/03), o evento “Dia Internacional da Mulher e do Combate ao Vírus HTLV-1”, no Centro Cultural do tribunal (prédio-sede). Em formato de roda de conversa, o objetivo era reforçar questões de saúde pública e direitos humanos relacionadas às mulheres.

A diretora do Centro Cultural, desembargadora Dalva de Oliveira, abriu o evento, posteriormente falaram a desembargadora Alba Valéria Guedes Fernandes da Silva, coordenadora da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do tribunal.

A cientista Marzia Sohler, especialista no estudo do combate ao HTLV (Vírus Linfotrópico T-Helper Humano), falou sobre a importância de o TRT-RJ abrir um espaço para esclarecimentos sobre o tema. Segundo ela, o vírus é negligenciado por afetar, em sua maioria, mulheres negras e de baixa renda. A infecção provocada por ele pode causar graves sequelas, incluindo deficiência física e motora. 

O HTLV é transmitido por relações sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas e agulhas. Também pode ser transmitido pelo aleitamento materno, como ocorreu com Rosemeri Lima, que participou do debate. Cadeirante em razão das sequelas da infecção, ela falou sobre os desafios de conviver com a doença e sobre a superação de uma depressão, decorrente do diagnóstico já adulta. Rosemeri também abordou o capacitismo (discriminação e preconceito contra pessoas com deficiência) no mercado de trabalho. 

As advogadas Rita Cortez e Isabel Belinha, também falaram antes do encerramento do encontro. A iniciativa contou com o apoio da Escola Judicial do tribunal, que concedeu certificação às (aos) presentes.

Confira também

Nosso canal