Jornal DR1

Rio inicia vacinação contra a gripe em trabalhadores da saúde

N8A9018-1536x1024

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio inicia, neste sábado (29/3), a campanha de vacinação contra a Influenza para trabalhadores da Saúde na cidade. A atualização da dose de imunização contra a gripe é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções do vírus da influenza nos grupos mais vulneráveis.

A vacina da gripe é anual: quem se vacinou no ano passado precisa tomar uma nova dose este ano. Em 2024, mais de dois milhões de doses foram aplicadas na campanha de vacinação contra a gripe. Em 2025, até o momento, foram registrados nove óbitos em decorrência da doença e 64 casos de internação por influenza no município do Rio.

– A prefeitura do Rio começa a vacinação contra a gripe para os profissionais de saúde. A partir do dia 1° de abril, terça-feira, o município começará a vacinar as crianças de seis meses a seis anos de idade, pessoas acima de 60 anos e gestantes. Vamos lá, pessoal, vamos nos vacinar! Essa vacina protege contra três tipos de influenza: H1N1 (Victoria), H3N2 (Tailândia) e B (Áustria). É preciso se vacinar, porque o inverno está chegando e é importante se proteger contra a gripe – informou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

No dia 7 de abril, a cidade dará início à vacinação contra a gripe para pessoas com comorbidades. Já no dia 12 de abril, começa a imunização dos demais grupos prioritários. Para a primeira semana da campanha, o município recebeu 220 mil doses da vacina.

Vale lembrar que a vacina contra a gripe é segura para os grupos indicados. As únicas exceções para precaução são pessoas com histórico de alergia grave em dose anterior da vacina influenza, e não há indicação para crianças menores de seis meses de idade. Em caso de dúvidas, os serviços de saúde poderão avaliar cada caso e dar as devidas orientações.

Para se vacinar, o usuário deve comparecer à unidade de saúde com documento de identificação e caderneta de vacinação, além de comprovante de classificação como grupo prioritário (laudo médico, documento funcional para os grupos profissionais atendidos, entre outros).

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded