Jornal DR1

Saúde do corpo e da mente: como a prática esportiva influencia CEOs de franquias na gestão dos negócios

handler-_2_

Em 6 de abril é celebrado o Dia Mundial da Atividade Física, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para prevenir o sedentarismo, e conscientizar e promover a importância de um estilo de vida mais saudável. Além dos benefícios para a saúde física, as práticas esportivas também desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades que são essenciais para as lideranças corporativas, como persistência, agilidade na tomada de decisões, disciplina, comunicação eficiente e resiliência. Executivos de grandes marcas incorporam as lições aprendidas durante essas atividades em suas gestões, transformando o esporte em uma ferramenta primordial para o sucesso em suas trajetórias profissionais.

De acordo com Ivan Tertuliano, coordenador do curso de Educação Física da Universidade Anhembi Morumbi, em entrevista ao jornal Valor Econômico, fazer exercícios regulares melhora a circulação sanguínea e aumenta os níveis de energia, o que resulta em líderes mais dispostos. Ainda segundo o especialista, gestores que se movimentam com frequência podem ter mais produtividade e uma melhor saúde no geral.

Este é o exemplo de Fábio Roth, CEO do Grupo FROTH, detentor das marcas 5àsec Brasil e LavPop, que enxergou na musculação e nas caminhadas uma forma de ter uma vida mais saudável e menos sedentária. De acordo com ele, após iniciar as atividades físicas, a qualidade do seu dia a dia, tanto em questões profissionais quanto pessoais, melhorou, tornando a rotina mais eficiente e proveitosa, com mais disposição e clareza nas tomadas de decisões. Além disso, a prática de atividade devolveu a motivação em busca de hábitos mais sadios para uma longa jornada à frente das empresas.

Da mesma forma para o presidente da Água Doce Sabores do Brasil, Delfino Golfeto, que encontrou no ciclismo um aliado para sua saúde e seu desempenho profissional. Para ele o esporte foi recomendado, inicialmente, por questões médicas, mas se transformou em uma paixão que o ajuda a manter o foco e a capacidade de tomar decisões assertivas no dia a dia corporativo.

Andrea Kohlrausch, presidente da Calçados Bibi, também reconhece o impacto positivo da atividade física na sua rotina. Desde a infância, o esporte faz parte da sua vida. Atualmente, ela pratica corrida, como meia maratonas, e o beach tennis. Para a executiva, as práticas esportivas contribuem para sua disciplina e resiliência, qualidades indispensáveis para enfrentar desafios no mundo dos negócios. Ela comenta que tanto no esporte quanto na gestão de uma empresa, é fundamental aprender com as derrotas e buscar constante evolução.

Sempre ativo, Rogério Gabriel, presidente do Grupo MoveEdu, conta que abriu mão das atividades físicas em determinado momento de sua carreira para focar na recuperação de sua empresa. No entanto, percebeu que essa decisão foi um erro, pois os princípios do esporte, como disciplina e resiliência, são essenciais para o sucesso nos negócios. Ele acredita que manter uma rotina de exercícios físicos permite maior clareza mental, capacidade de planejamento e gestão eficiente.

Já o CEO do Mr. Cheney, Johannes Castellano, leva essa filosofia ainda mais longe. Ex-campeão brasileiro de kung fu, ele aplica os aprendizados das artes marciais em sua vida profissional, reforçando a importância da paciência e da persistência para alcançar grandes resultados. A disciplina e o respeito adquiridos no esporte são valores que ele carrega para dentro da sua gestão empresarial, fortalecendo seu papel como líder.

Outro exemplo é André Belz, CEO da Rockfeller Franchising, que encontrou na corrida um ponto de apoio para sua trajetória profissional. Como maratonista, ele entende que a resiliência, o planejamento e o foco aplicados no esporte são os mesmos princípios fundamentais para o sucesso em seus negócios. Para ele, cada desafio enfrentado, seja no esporte ou na empresa, representa uma oportunidade de aprendizado e crescimento.

Confira também

Nosso canal