O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta quinta-feira (24) para Roma, na Itália, para participar do funeral do papa Francisco, falecido na última segunda-feira (21). A comitiva presidencial inclui o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Hugo Motta.
A viagem está prevista para ocorrer às 22h desta quinta-feira, com chegada à Europa na sexta-feira (25). O funeral do pontífice está agendado para sábado (26). A primeira-dama Janja da Silva também acompanhará o presidente na viagem.
Esta será a segunda vez que o presidente Lula participa de um funeral papal. Em 2005, ele esteve presente na despedida de João Paulo II. O papa Francisco será o quarto pontífice visto por Lula enquanto ocupa o cargo de presidente.
O papa Francisco faleceu em decorrência de um AVC e falência cardíaca irreversível, após uma internação de quase 40 dias no Hospital Gemelli devido a uma pneumonia bilateral. Ele teve alta em 23 de março e fez poucas aparições públicas desde então. Sua última aparição foi no Domingo de Páscoa, um dia antes de sua morte, quando pediu um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Em homenagem ao pontífice, o presidente Lula decretou luto oficial de sete dias no Brasil e expressou seu pesar pela perda de uma figura que sempre se colocou ao lado dos excluídos, dos pobres, dos imigrantes e das vítimas da fome e do abandono.