Jornal DR1

Orquestra do Forte Copacabana faz apresentação especial em  comemoração ao Dia Nacional do Choro

Divulgaçao

Apresentação  foi à beira-mar

 Na semana de comemoração do Dia Nacional do Choro, a Orquestra Forte de Copacabana promoveu no último sábado (26/04),  uma apresentação especial, com seu tradicional repertório brasileiro, incluindo algumas músicas em homenagem ao Choro. A apresentação gratuita celebrou o ritmo genuinamente  carioca, que foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em 2024. Por sua vez, a Orquestra do Forte de Copacabana é registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

Entre os convidados ilustres, a orquestra recebeu. Sun Maoli, vice-ministro da segurança pública da China, acompanhado de uma  delegação chinesa com. Huang Yehua CEO da CNOOC PETROLEUM BRASIL, mantenedora do projeto.A Orquestra Forte de Copacabana, celebrou o Choro em grande estilo no magnífico palco cinematográfico no Forte de Copacabana. 

O evento contou com a participação de integrantes do  projeto Choro  no Forte, que realiza mensalmente tradicionais rodas de choro no Forte de Copacabana, desde 2007.

Em sua formação tradicional   de  Big  Band,  a Orquestra apresentou canções  de  nomes consagrados internacionalmente do universo do Choro  brasileiro, como Pixinguinha e Noel Rosa, além do seu tradicional repertório brasileiro.

A Orquestra Forte de Copacabana é um projeto do Instituto Rudá, desenvolvido por meio da Le Rouanet,- Lei de Incentivo à Cultura,e tem como mantenedores o Grupo Shalom e a CNOOC PETROLEUM BRASIL, além do patrocínio da Tijoá Energia.

“Celebrar um ritmo genuinamente carioca. É nos conectarmos ainda mais com a essência cultural do nosso  estado  e  com a  nossa  identidade  enquanto cidadãos. É um orgulho  para os músicos render essa homenagem a grandes nomes da cultura brasileira que nasceram e viveram no Rio de Janeiro e criaram repertórios conhecidos em todo o mundo”, afirma Márcia Melchior, diretora da Orquestra Forte de Copacabana.A Orquestra é formada por 28 jovens de 13 a 21 anos, alunos da rede pública de ensino, e seu objetivo é incentivar a formação  de  novos talentos  e difundir a cultura musical.

Confira também

Nosso canal