Jornal DR1

Ex-chefe da Polícia Civil do RJ, Allan Turnowski, se entrega após ordem do STF e enfrenta acusações de corrupção e ligação com o jogo do bicho

delegado-allan-turnowski-770x433.jpg

O ex-secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Allan Turnowski, entregou-se às autoridades após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele foi preso preventivamente em 9 de setembro de 2022, durante a Operação Águia na Cabeça, conduzida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). Turnowski é acusado de envolvimento com o jogo do bicho, organização criminosa, corrupção e violação de sigilo funcional. As investigações apontam que ele teria atuado como “agente duplo” na disputa entre grupos de contraventores liderados por Fernando Iggnácio e Rogério de Andrade, repassando informações privilegiadas e recebendo propinas .

Após três pedidos de habeas corpus negados, o ministro Kassio Nunes Marques, do STF, concedeu liberdade provisória a Turnowski em 29 de setembro de 2022, substituindo a prisão preventiva por medidas cautelares. Essas medidas incluem a proibição de acesso a dependências da Polícia Civil do Rio de Janeiro, proibição de contato com outros denunciados e a entrega do passaporte, impedindo-o de deixar o país .

Turnowski deixou o presídio Constantino Cokótos, em Niterói, na manhã de 30 de setembro de 2022, após a decisão do STF . Em nota, sua defesa negou qualquer envolvimento com atividades ilícitas ou contraventores, alegando que a prisão teve caráter de perseguição e foi fruto de ativismo judicial .

Anteriormente, Turnowski havia se afastado do cargo de secretário de Polícia Civil para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Partido Liberal (PL) nas eleições de 2022, mas não foi eleito.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded