Jornal DR1

Astronauta da Nasa registra fenômeno raro acima de tempestade

Reprodução

Registro impressiona cientistas ao mostrar sprite, uma rara descarga elétrica que ocorre acima das nuvens, a até 90 km de altitude

A astronauta Nichole “Vapor” Ayers, da Nasa, registrou um fenômeno natural raro enquanto a Estação Espacial Internacional (ISS) sobrevoava os Estados Unidos e o México. Desde 15 de março no espaço, Ayers compartilhou nas redes sociais o exato momento em que uma descarga elétrica incomum surgiu acima de uma tempestade gigantesca.

Trata-se de um sprite, um tipo de evento luminoso transiente (TLE, na sigla em inglês), que ocorre entre 50 e 90 km de altitude — bem acima dos relâmpagos comuns. Esses flashes vermelhos ou alaranjados são difíceis de observar da Terra, mas visíveis do espaço, tornando os registros da astronauta ainda mais valiosos.

O fenômeno, que se assemelha a tentáculos luminosos disparando para cima, é resultado da interação entre fortes campos elétricos gerados por tempestades intensas e a ionosfera. A imagem capturada impressionou cientistas e apaixonados pelo espaço.

Confira também

Nosso canal