Com três projetos em paralelo, Favela Mundo atende a moradores de diferentes comunidades do Rio de Janeiro
Com uma proposta de contribuir para o desenvolvimento social e humano, por meio da educação, arte e cultura, a ONG Favela Mundo transforma as salas de aula em possibilidade de um futuro melhor para milhares de crianças, jovens e adultos de comunidades do Rio de Janeiro. Atualmente, a instituição realiza três projetos paralelamente com foco na inclusão social, qualificação profissional e geração de renda.
O Favela Mundo, projeto que dá nome à entidade, oferece aulas gratuitas de teatro, violão, hip-hop, jazz e danças brasileiras para crianças e jovens, de 7 a 18 anos; o Favela Hope, tem aulas de fotografia e de vídeo; e A Arte Gerando Renda promove oficinas de maquiagens social e artística, decoração e alongamento de unhas, tranças e turbantes, artesanato e fantasias e adereços, para pessoas acima de 15 anos. Todos os cursos são gratuitos e voltados a moradores de diversas comunidades do Rio de Janeiro.
O projeto Favela Mundo teve início em 2010 e, desde então, a organização não governamental é a única entidade brasileira chancelada pela ONU como “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”. Este ano o projeto, que acontece na Cidade de Deus e no Caju, tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Rio Brasil Terminal, Lamsa e Magellan IP, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
O projeto A Arte Gerando Renda, por sua vez, tem como objetivo a qualificação profissional para trabalho nos mercados da estética, carnaval e artes cênicas. As oficinas são realizadas nas comunidades do Caju e Água Santa. O projeto Arte Gerando Renda tem patrocínio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Rio Brasil Terminal, Lamsa, Kasznar Leonardos e Yinson, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
Os alunos das turmas de fotografia e de vídeo do Favela Hope estudam técnicas de fotografia e edição de imagens em câmeras profissionais e smartphones. Com propósito de promover a qualificação profissional de jovens e adultos para trabalho no mercado audiovisual, este ano, as aulas do projeto são realizadas no Copaleme Praia Clube, no Leme.



