Jornal DR1

127 anos de Austregésilo de Athayde na ABL 

Foto Arquivo Pessoal

Escritores e personalidades das artes e da cultura abrilhantam as comemorações dos 127 anos do acadêmico da ABL Austregésilo de Athayde

Por Fernanda Lessa

Os 127 anos do saudoso imortal pernambucano, membro da Academia Brasileira de Letras, ex-presidente dessa Academia por 34 anos, cofundador e patrono da Associação dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras (ADABL) Austregésilo de Athayde foram um evento emocionante e capaz de reunir, na ABL, renomados escritores e personalidades do mundo das artes e da cultura, um privilégio para os presentes na manhã desse 25 de setembro. Uma plêiade compareceu ao Auditório José de Alencar na ABL, a fim de lembrar a figura do aniversariante e de comemorar também os 77 anos da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que contou com Austregésilo, enquanto membro da comissão que redigiu esse importante documento. 

Aos ilustres convidados a presidente da ADABL, Zélia Fernandes, teceu a história do cofundador da ADABL, cuja trajetória e obra nos levaram a aplausos e a lágrimas. O que dizer depois de saber que um dos sonhos de Austregésilo era ter duas ilhas? E que nelas desvendou a intrigante figura da Dama da Noite, com quem teve uma tórrida noite de amor? Só mesmo Zélia seria capaz de narrar a todos nós, presentes, peculiaridades de um amigo cujo nome é sempre por ela exaltado e lembrado. Não faltaram, pois, momentos de alegria e de esperança no futuro, a partir da presença de parte de crianças e adolescentes que compõem a ala Infanto-Juvenil da ADABL. O que dizer da apresentação da pequena bailarina Maria Luíza cuja apresentação deixou a avó e editora Zélia Fernandes orgulhosa de ver a desenvoltura da linda netinha com que eu pude conversar e perceber que as artes e a cultura estão entranhadas no DNA da família de Zélia, que esteve ao lado de um dos filhos e patrocinador da ADABL e presidente de honra da Escola de Samba Arranco do Engenho de Dentro, chamado carinhosamente por ela de Júnior.

O momento também contou com a presença das homenageadas Wilma Guimarães, que apresentava o Programa A Voz da Mulher, na Band Rio; Marilza Terezinha de Abreu Fialho, vice-presidente da Abrammil e Maria Amélia do Amaral Palladino, ex-diretora-geral do Colégio Pedro II e Presidente da Academia Luso-Brasileira de Letras. Todas foram carinhosamente presenteadas com flores e livros da editora ZMF e chamadas por Zélia para falarem de como o aniversariante foi importante em suas trajetórias, seja pelo incentivo a escrever poemas, seja por acreditar no poder da mulher na sociedade. 

Houve outros riquíssimos momentos em que cada membro da ADABL foi pela presidente Zélia, chamado para prestar homenagens ao aniversariante. Neste ínterim, ouvimos poemas e textos que falavam de assuntos relacionados a Austregésilo, uma forma de prestigiar o imortal pernambucano. Fomos inundados por belos textos que certamente não serão esquecidos, como o que foi dito pela CEO do Jornal DR1 e membro da ADABL, Dra. Ana Campelo, com quem tive a alegria de lançar, pela editora ZMF, nossos livros na Bienal deste ano, na qual Zélia criou o Jardim do Dr. Austregésilo de Athayde, uma ação que chamou a atenção do público, rendendo elogios, e que foi lembrada por Zélia em seu discurso feito para o homenageado do dia. Austregésilo de Athayde, presente!

Confira também

Nosso canal