Jornal DR1

Últimos dias para visitar a exposição “Pilotis au Brésil”, de Álvaro Seixas, no Shopping Leblon 

Divulgação

O público tem até dia 19 de outubro para conferir a exposição “Pilotis au Brésil”, de Álvaro Seixas, em cartaz no ArtWall e Piso 0 do Shopping Leblon. A mostra, que marca a temporada de celebrações do ano Brasil – França no empreendimento, foi criada especialmente para o espaço e apresenta 22 obras inéditas com curadoria de Christiane Laclau (Artmotiv).
 

Inspirado na presença da França na cultura brasileira, o projeto propõe uma releitura contemporânea dessa relação histórica, conectando arquitetura, artes plásticas, moda e cultura popular. No percurso expositivo, o visitante é convidado a explorar instalações sonoras, vídeos e imagens gráficas que reconstroem esse diálogo entre os dois países. Entre os destaques, estão as releituras do “Caboclo” de Debret, referências à obra de Oscar Niemeyer em Paris, à passagem de Dior pelo Brasil e ao relógio de Santos Dumont, criado pela Cartier — ícone da elegância franco-brasileira.
 

Com uma linguagem visual inspirada nos quadrinhos, Seixas aproxima o público de diferentes idades e formações, reforçando a vocação do Shopping Leblon de tornar a arte acessível e presente no cotidiano da cidade.
 

Projeto site-specific — concebido especialmente para o local —, “Pilotis au Brésil” parte da ideia de que a moda sempre foi fonte de inspiração para a arte dos séculos XX e XXI. “Nada mais natural do que levar essa exposição para dentro de um shopping center. Esses espaços são hoje vitrines do comportamento e da cultura visual – territórios ideais para o encontro entre moda, arte e o público”, afirma o artista Alvaro Seixas.

A exposição integra o projeto especial do Shopping Leblon em celebração aos 200 anos de relações diplomáticas entre França e Brasil. Entre as iniciativas que compõem a ação, estão a parceria inédita com a icônica Printemps de Paris, oferecendo benefícios exclusivos aos clientes do programa de relacionamento SOLAR; a cobertura da Paris Fashion Week com as influenciadoras Nathalia Medeiros e Roberta Palhares; e o sorteio de uma viagem de luxo a Paris com curadoria de Jayme Drummond (@carioca_nomundo).
 

Com “Pilotis au Brésil” e as demais ações que celebram a conexão entre Rio e Paris, o Shopping Leblon reafirma seu papel como um verdadeiro polo de arte, cultura e lifestyle, oferecendo ao público experiências que vão muito além das compras.

Confira também

Nosso canal