Dia 21 de novembro, às 18h, acontece o lançamento do novo livro da jornalista Monica Marinho, “Dalva Marinho e o Gigante Voador”, pela Ipê das Letras. A obra é uma verdadeira viagem pelas memórias de uma filha, contadas em versos. A autora transforma o luto em poesia e resgata a história de sua mãe num conto poético de quase toda uma vida, conduzido por um zepelim literal e metafórico.
Dalva Marinho e o Gigante Voador, escrita por Monica Marinho, é uma obra que mergulha em memórias afetivas, maternidade, fé e resistência, costurando a vida de Dona Dalva, da infância em Belém e Natal às travessias no Rio, sem floreios nem fórmulas prontas.
Publicado pela Ipê das Letras, o livro é indicado para leitores de poesia, memória e literatura de não ficção em versos, o livro traz uma narrativa em contos rimados, alternando métricas e mesclando fotos do acervo da autora com imagens geradas por IA para completar lacunas do passado, propondo reflexão sobre luto, ancestralidade e laços comunitários.
Com escrita poética e direta, a autora ressignifica a dor e transporta o leitor no tempo com cenas vívidas e ternas. Em tempos de busca por pertencimento e memória, a obra registra, em terceira e primeira pessoa, a experiência do luto recente da autora e o percurso de uma brasileira comum atravessada por eventos históricos — como a infância em um navio às escuras durante a Segunda Guerra e o avistamento de um “gigante voador” (zepelim) rumo a Natal, então ponto estratégico militar no Brasil. É literatura que documenta e acolhe.
“Que este livro possa reforçar laços familiares; inspirar mães guerreiras, que criam seus filhos sozinhas; fortalecer a fé, transformar relações entre pais e filhos e, principalmente, provocar reflexões sobre o ciclo da vida e o nosso papel junto àqueles que amamos”, diz a autora.
SINOPSE
Entre prefácio confessional e 68 contos em versos, Monica narra a vida de sua mãe, Dalva, da chegada ao mundo em 1940 à mudança para Natal em plena guerra, quando uma criança vê no céu um zepelim-guardião — imagem que vira fio condutor da narrativa.
Vemos a juventude da protagonista marcada pela violência doméstica e a decisão de “alforria”; a migração para o Rio; o amor com um marinheiro, a maternidade, o abandono e o reerguer cotidiano; a rede de vizinhança que sustenta; episódios de racismo enfrentados com firmeza; a fé que se transforma ao longo dos anos; e, por fim, as despedidas — sempre com humor, coragem e ternura.
O livro alterna métricas (4 a 7 sílabas poéticas) e integra fotografias e imagens de IA para ilustrar lembranças sem registro, criando uma leitura sensível, lúdica e visual.
O evento será realizado na Livraria da Travessa do Barra Shopping e você está convidado a participar.
Dinâmica do evento:
18h: Recepção dos convidados
18h30: Abertura do evento no auditório, onde a autora será entrevistada, em uma espécie de talk show ao vivo, pela jornalista Ana Linhares, e responderá perguntas dos convidados.
19h30: Coquetel e assinatura dos livros, onde a autora estará conversando e dedicando os livros adquiridos no local, com preço especial.
20h30: Encerramento.





