Jornal DR1

IAB homenageia centenário do jurista e ex-presidente da Casa de Montezuma, Haddock Lobo, defensor dos trabalhadores

Foto: Jornal DR1

Cerimônia no Instituto dos Advogados Brasileiros lembrou a sabedoria, humildade e dedicação do advogado que marcou a história do direito trabalhista no país

Por Arthur Almeida

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) celebrou na quarta-feira, 5 de novembro, o centenário de nascimento do jurista Eugênio Roberto Haddock Lobo, falecido em 1996, vítima de uma acidente automobilístico. A cerimônia reuniu autoridades do mundo jurídico e familiares do homenageado, lembrado como um defensor incansável dos direitos dos trabalhadores e um exemplo de integridade na advocacia.

Augusto Lobo, filho de Haddock Lobo, e seguidor dos passos profissionais do pai, emocionou os presentes ao relembrar a dedicação do pai à profissão. “Como advogado, exerceu o múnus advocatício tal qual um sacerdócio. Trabalhava de domingo a domingo, com sua Olivetti analógica, a acordar toda a família com o tilintar dos teclados da velha máquina”, contou.

A presidente nacional do IAB, Rita Cortez, destacou as qualidades pessoais do jurista: “Era um grande jurista trabalhista. Há muitas passagens para contar sobre a humildade e a simplicidade dessa figura maravilhosa”.

Haddock Lobo presidiu o IAB no biênio 1990/1991 e a OAB/RJ em 1977/1978. Natural de Bagé, no Rio Grande do Sul e formado pela UFRJ em 1949, ele participou ativamente das reformas legislativas que culminaram na Constituição de 1988, sempre defendendo causas sociais e trabalhistas.

Sergio Ferraz, ex-presidente do IAB, definiu o homenageado como “um gigante da advocacia” e “um dos maiores conhecedores da legislação trabalhista”. Já Maria Adélia Campello, primeira mulher a presidir a Casa de Montezuma, lembrou que ele “fazia parte da elite acadêmica e intelectual do Direito”.

O orador oficial da Casa, Rogerio Serra de Castro, ressaltou o caráter humanista de Haddock Lobo: “Ele sempre esteve ao lado dos que eram vítimas de injustiças e opressões. Optou pela advocacia trabalhista, já revelando seu humanismo”.

Marcus Vinicius Cordeiro, diretor de Comunicação do IAB, sintetizou o sentimento da cerimônia: “Ele nos deixa a obrigação de seguir seu legado. Que esse nome nunca seja esquecido e permaneça eternamente na memória da advocacia”.

A cerimônia contou com a presença de importantes nomes do direito brasileiro, incluindo o senador constituinte Bernardo Cabral e a presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basílio, que reforçaram a contribuição duradoura de Haddock Lobo para a justiça social no país.

O jurista homenageado sempre nas falas em sua homenagem foi lembrado pela humildade, seriedade com o direito e muito respeitoso com todos, além disso Haddock Lobo foi tratado como um nome para a posteridade, pois o legado e as lembranças permanecem vivas naqueles que o homenagearam em uma noite de carinho, afeto e emoção na Casa de Montezuma.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded