Atualmente, mais de 380 mulheres participam de curso voltados aos mercados de carnaval, audiovisual e estética
No Dia do Empreendedorismo Feminino, comemorado nesta quarta-feira (19/11), a ONG Favela Mundo celebra mulheres que transformam oportunidades de conhecimento para construir seus próprios caminhos profissionais. Entre elas estão Gisele Lyra, 32 anos, e Marcia Regina Machado, 51 anos — apenas dois exemplos entre as centenas de alunas que encontraram no empreendedorismo uma forma de realização e independência a partir dos cursos oferecidos por projetos sociais. Hoje, a instituição atende 388 mulheres em oito formações voltadas aos mercados de carnaval, audiovisual e estética.
Gisele conta que a descoberta de uma nova profissão começou quase que por acaso: “O projeto A Arte Gerando Renda me possibilitou descobrir uma nova profissão. Entrei apenas para me distrair por causa da ansiedade, mas acabei me apaixonando ainda mais pelo carnaval e pelos trabalhos manuais dessa área. Hoje curso Cenografia e Indumentária na Unirio, faço cenários e figurinos para peças teatrais, trabalho como aderecista na Viradouro e sou professora de Artesanato da ONG Favela Mundo”, relata, acrescentando que “O projeto abriu caminhos para onde eu nunca imaginei chegar — realizar o sonho antigo de trabalhar com criação e carnaval.”
Marcia também celebra as portas abertas pelos cursos e reforça o seu amor pela fotografia:
“A ONG tem projetos maravilhosos e está transformando a minha vida. Eu amo fotografia e jamais imaginei trabalhar com isso. Cursos de fotografia são caros, mas encontrei o Favela Hope, que é gratuito e me deu uma oportunidade de aprendizagem incrível. Tive até minhas fotos exibidas em uma exposição em um lugar icônico como o Parque Bondinho Pão de Açúcar. Estou ganhando cada vez mais espaço e experiência no mundo da fotografia”, afirma a fotógrafa, ex-aluna do Favela Hope e atualmente professora assistente do curso.
No total, somente este ano, os projetos da ONG já realizaram mais de 1 mil atendimentos a crianças, adolescentes e adultos de diversas comunidades do Rio de Janeiro. Desde a sua criação, em 2010, a instituição já ofereceu cursos e workshops para quase 27 mil pessoas por meio de seus três programas: Favela Mundo, que dá nome à entidade e completou 15 anos de existência em 2025; A Arte Gerando Renda e Favela Hope.





