Jornal DR1

Com direção de Marcos França, peça “Aos domingos” faz últimas apresentações na Sede da Cia. dos Atores, na Lapa

MAT 01 DIVULGAÇÃO

 Em cena, os atores se dividem em personagens extraídos da poesia do mestre da confissão amorosa

“O Teatro tem o tamanho da vida”, disse certa vez o dramaturgo e cineasta Domingos Oliveira. Tendo essa frase como mote, uma turma de 13 jovens atores mergulhou na obra desse grande artista brasileiro para montar o espetáculo “Aos domingos”, com direção de Marcos França. Juntos com o diretor, o grupo construiu a dramaturgia baseada em diferentes obras da trajetória de Domingos Oliveira. A peça faz três últimas apresentações entre os dias 28 e 30 de novembro, no terraço da Sede da Cia. dos Atores, na Lapa.

Em cena, os atores se dividem em personagens extraídos da poesia do mestre da confissão amorosa. Trechos de filmes como “Amores”, “Separações”, “Todas as Mulheres do Mundo”, “BR 716”, “Amor e Acaso”, assim como frases dos Cabarés Filosóficos são levados para a cena junto com diversas canções que serviram de trilha para essas obras.

O projeto teve início em 2022 na CAL (Casa de Artes de Laranjeiras) durante as aulas com o diretor Marcos França. Já formados, os jovens atores e atrizes escolheram retomar esse trabalho e transformá-lo numa peça inédita.  Durante os meses de imersão na obra do dramaturgo, o elenco assistiu a toda sua filmografia e estudaram as suas peças teatrais. Conversaram com parte do elenco dos seus filmes e tiveram acesso às anotações do processo criativo dos três “Cabarés Filosóficos” (uma espécie de festa teatral) que Domingos realizou no Planetário da Gávea, junto com Priscilla Rozenbaum. Também pesquisaram trechos dos livros de sua autoria como “Duas ou três coisas que eu sei sobre ela, a vida”, “Do tamanho da Vida” e a autobiografia “Vida Minha”.  

O espetáculo faz parte da programação do projeto Sede Viva, da Sede da Cia. dos Atores. Iniciado em março deste ano, o Sede Viva reúne espetáculos, leituras e festas, com curadoria do ator e diretor Cesar Augusto. O projeto Sede Viva foi contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura.

FICHA TÉCNICA  

Texto Original: Domingos Oliveira  

Dramaturgia e Direção: Marcos França 

Assistência de Direção: Sarah Nogueira 

Elenco: Amanda Luqueci, Ana Boeckel, Erik van der Velden, Estevão Bonotto, Hipólito, Isabella Celoni, Leo Assis Brasil, Mariana Palácio, Nana Pedroza, Nathália Alves, Sarah Nogueira, Sophia Toledo, Tom Nader. 

Direção de Arte: Coletivo Todos os Amores do Mundo 

Design do Cartaz: Nathália Alves 

Identidade Visual: Hipólito, Mariana Palácio e Nathália Alves 

Trilha Sonora: Marcos França  

Figurino: Sophia Toledo 

Preparação Vocal: Charles Khan 

Operador de Som: Ruan Mosele 

Comunicação e Marketing: Estevão Bonotto, Hipólito, Leo Assis Brasil, Mariana Palácio e Sarah Nogueira 

Cenografia: Estevão Bonotto, Marcos França e Sarah Nogueira 

Preparação Corporal: Hipólito e Sophia Toledo 

Produção Geral: Estevão Bonotto e Sarah Nogueira 

SERVIÇO

Espetáculo: “Aos domingos” – Projeto Sede Viva

Local: Sede da Cia dos Atores – Terraço

(Rua Manuel Carneiro, 12 – Escadaria Selarón, Lapa)

Últimas apresentações: de 28 a 30 de novembro. Sexta e sábado, às 22h. Domingo, às 21h.

Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 80 min.

Ingressos: R$ 25 (meia-entrada) e R$ 50 (inteira)

Ingressos na bilheteria física e no site Sympla

Redes sociais da peça: @peca_aos_domingos

Confira também

Nosso canal