O desabamento no Catete deixou ao menos 16 pessoas feridas na madrugada desta segunda-feira, dia 8, após um sobrado ruir na esquina das ruas Bento Lisboa e Tavares Bastos, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O acidente aconteceu por volta de 4h30 e mobilizou cerca de 50 bombeiros ao longo das primeiras horas do dia.
Segundo as primeiras informações, a parte interna do imóvel, que possuía dois andares, desabou sobre estruturas vizinhas. Equipes do Corpo de Bombeiros atuaram intensamente no resgate das vítimas, utilizando drones com câmera térmica e cães farejadores para localizar pessoas presas sob os escombros.
Ao todo, 16 pessoas foram retiradas dos destroços até o início da manhã. Três delas precisaram ser encaminhadas para hospitais da região, enquanto as demais apresentaram ferimentos leves. Por volta das 7h, uma idosa foi resgatada com vida após horas sob os escombros.
O porta-voz do Corpo de Bombeiros, major Fábio Contreiras, explicou as condições que facilitaram os resgates.
“Era uma casa que desabou em cima de uma outra. São apartamentos muito pequenos, com muitas colunas. Isso foi um grande facilitador. É o que a gente chama de bolsão de ar” (em entrevista ao Bom Dia Rio, da TV Globo).
Segundo ele, os socorristas precisaram cortar grande quantidade de madeira, concreto e metal para alcançar as vítimas presas. O trabalho seguiu de forma criteriosa para evitar novos desabamentos durante os resgates.
Entre os moradores atingidos está o aposentado Francisco Veiga, de 78 anos, que sofreu lesões nos braços e na cabeça.
“Pensei que estava desabando uma pedreira. O que salvou foi a cama”, relatou.
Além dos bombeiros, atuam no local equipes da Defesa Civil e da CET-Rio. De acordo com o Centro de Operações Rio, a Rua Tavares Bastos permanece interditada na altura da Rua Bento Lisboa por conta do risco estrutural e da operação de resgate.
As causas do desabamento ainda serão investigadas pelos órgãos competentes. Técnicos da Defesa Civil devem realizar uma vistoria completa no imóvel e nas edificações vizinhas para avaliar os riscos e definir as próximas medidas de segurança.





