A ACTMRJ – Associação dos Conselheiros Tutelares do Município do Rio de Janeiro – realizou com sucesso o 1º Congresso Municipal dos Conselheiros Tutelares do Rio de Janeiro nos dias 26, 27 e 28 de novembro. O evento, que contou com o importante patrocínio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCARIO), foi um marco na capacitação da Rede de Proteção e na celebração das conquistas do setor.
O Congresso teve um duplo significado: além de promover a capacitação, celebrou os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e homenageou o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, comemorado em 18 de novembro.
“Este Congresso reforça o compromisso da ACTMRJ com a excelência do trabalho dos Conselheiros Tutelares e de toda a Rede. Celebrar os 35 anos do ECA é reafirmar nosso papel central na defesa dos direitos e na construção de um Sistema de Garantia de Direitos (SGD) mais forte e eficaz”, afirmou Vagner Thomaz, diretor da ACTMRJ.
Capacitação de Alto Nível com Referências Nacionais
A programação técnica do evento se destacou pela presença de alguns dos maiores nomes do Brasil em referência sobre o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e a atuação do Conselho Tutelar. Palestraram:
Maduca Lopes: Referência nacional em SGD.
Larissa Lira: Especialista em atuação de Conselhos Tutelares.
Luciano Betiate: Reconhecido formador e estudioso do SGD.
Gabriela Lusquiños: Promotora da Infância e Juventude, trazendo a perspectiva do Sistema de Justiça. Com
integrantes de toda a rede de proteção do município, incluindo profissionais das áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, Polícia Militar, diversas instituições, Fóruns, estudantes e, é claro, os próprios Conselheiros Tutelares.
Presenças na Abertura
A solenidade de abertura do Congresso contou com a presença de importantes autoridades, destacando-se a participação da Presidente do CMDCARIO, Cristiane Santana, que ressaltou a relevância da parceria entre o Conselho, a Associação e o Poder Público para a realização de iniciativas de aprimoramento contínuo.
O sucesso do 1º Congresso Municipal dos Conselheiros Tutelares do Rio de Janeiro consolida o Rio de Janeiro como um polo de debate e capacitação sobre o ECA, preparando a Rede de Proteção para os desafios e as demandas futuras na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.



