Jornal DR1

Robô chinês anda mais de 100 km sem parar, bate recorde e entra para o Guinness Book

Foto: Divulgação

Feito foi alcançado pelo AgiBot A2, que saiu de Suzhou e terminou o trajeto no calçadão de Bund, em Xangai, três dias depois. É a maior distância caminhada de uma só vez por um robô humanoide.

Um robô chinês caminhou 106 km sem parar, durante três dias, e entrou para o Guinness Book dos Recordes.

O feito foi alcançado pelo AgiBot A2, que saiu da cidade de Suzhou no dia 10 de novembro e concluiu o trajeto no calçadão de Bund, em Xangai.

O modelo quebrou o recorde de maior distância percorrida de uma só vez por um robô humanoide.

A AgiBot, fabricante chinesa do robô, informou que o modelo caminhou por “superfícies variadas” e “respeitou as normas de trânsito” ao longo do percurso.

A empresa divulgou imagens do A2 caminhando com certa dificuldade por uma estrada, ao lado de ciclistas e scooters. Em seguida, o robô acelerou o passo até chegar ao famoso calçadão de Xangai.

Segundo a AgiBot, o A2 tem 1,69 metro de altura, foi projetado para tarefas de atendimento ao cliente e conta com função de chat. O robô também possui capacidade de leitura labial.

Com o avanço dos investimentos em inteligência artificial, o mundo pode ter mais de um bilhão de robôs humanoides até 2050, de acordo com projeção do banco Morgan Stanley.

O governo chinês vem estimulando empresas a desenvolver robôs humanoides. Em agosto, Pequim sediou os primeiros “jogos” robóticos do mundo, reunindo mais de 500 “atletas” em disputas como basquete e limpeza.