Com estoques em níveis considerados baixos, o Hemonúcleo de São Gonçalo vai funcionar excepcionalmente nesta quarta-feira (31), das 8h às 12h, mesmo sendo ponto facultativo no município. A iniciativa tem como objetivo incentivar a doação de sangue e suprir a demanda crescente por transfusões durante o período de festas de fim de ano.
De acordo com a direção da unidade, o aumento dos riscos de acidentes aliado à redução no número de doadores nesta época do ano cria um cenário de alerta para o sistema de saúde. As transfusões e cirurgias continuam ocorrendo normalmente, o que eleva a necessidade de reforçar os estoques disponíveis.
“No fim do ano, os riscos de acidente elevam e, por conta das festividades, menos gente vem doar sangue. Mas as transfusões e cirurgias não param de acontecer e a demanda acaba sendo mais alta do que a doação. Por isso, é essencial fazer essa conscientização”, afirmou Luiza Pereira, diretora geral do Hemonúcleo, em depoimento ao jornal O Dia.
O sangue coletado na unidade abastece os serviços de urgência e emergência da cidade, além de cirurgias eletivas e outros procedimentos médicos. A demanda tem crescido nos últimos anos, especialmente em hospitais como o Hospital do Câncer e do Coração. Cada bolsa de sangue de aproximadamente 400 ml pode beneficiar até quatro pacientes.
Mesmo com as festividades, moradores seguem comparecendo para ajudar. “Minha motivação em vir doar sangue é ajudar as pessoas. Já é a quarta vez que estou doando e me sinto muito bem em poder fazer esse gesto. Agora no fim do ano, as doações diminuem e, pensando nisso, eu vim doar hoje”, disse Gustavo César de Souza, de 24 anos, em depoimento ao jornal O Dia.
Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar, no mínimo, 50 quilos. Não é preciso estar em jejum, mas recomenda-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não consumir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores. Pessoas com doenças transmissíveis pelo sangue, processos inflamatórios, uso recente de drogas injetáveis ou condições clínicas não controladas ficam impedidas de doar.
O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, anexo ao Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. Nesta quarta-feira (31), o atendimento ocorre das 8h às 12h, com expectativa de reforçar os estoques e atender à população que depende do serviço.





