O cinema brasileiro voltou a ocupar o centro do palco mundial. “O Agente Secreto”, longa de Kleber Mendonça Filho, conquistou quatro indicações ao Oscar 2026, igualando o recorde alcançado por “Cidade de Deus”, em 2004. O feito consolida a produção como um dos maiores marcos recentes do audiovisual nacional e reafirma a força do Brasil na principal premiação do cinema mundial.
O filme concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Seleção de Elenco e Melhor Ator, esta última com Wagner Moura, que vive o protagonista Marcelo. A cerimônia da 98ª edição do Oscar acontece no dia 15 de março, em Los Angeles, e, assim como em 2025, terá apresentação do comediante Conan O’Brien.
Quatro indicações e um lugar na história
Com o resultado, “O Agente Secreto” entra para um seleto grupo de produções brasileiras que alcançaram grande reconhecimento da Academia. O recorde anterior pertencia a “Cidade de Deus”, clássico de Fernando Meirelles, que também havia conquistado quatro indicações. Mais do que números, o feito simboliza a maturidade artística e técnica do cinema nacional em um cenário internacional altamente competitivo.
A indicação a Melhor Filme, em especial, coloca o Brasil novamente entre os protagonistas da noite do Oscar, ampliando o alcance da obra para além do circuito de cinema de arte.



