Jornal DR1

Carnaval 2026 terá megaoperação integrada da Prefeitura

Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio
Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio apresentou no Centro de Operações Rio (COR), o Plano Operacional para o Carnaval 2026. A expectativa é que cerca de 8 milhões de pessoas circulem pela cidade ao longo dos dias de folia. Somente no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, estão previstos sete dias de desfiles, envolvendo a Série Ouro, o Grupo Especial e as Escolas Mirins.

Assim como no ano passado, o Grupo Especial contará com três noites de apresentações, reunindo quatro escolas por dia, enquanto a Série Ouro desfilará em dois dias. Já a Estrada Intendente Magalhães receberá seis dias de desfiles, distribuídos entre as séries Prata e Bronze, além dos Blocos de Enredo e dos Grupos de Avaliação.

A programação inclui ainda mais de 30 Bailes Populares espalhados por diferentes regiões da cidade, os desfiles dos Blocos de Embalo e de Enredo na Avenida Chile, além do tradicional Baile e Concurso Folião Original, na Cinelândia.

Outro destaque é o Terreirão do Samba, na Praça Onze, que receberá mais de 40 artistas ao longo do período carnavalesco. A expectativa é de um público diário em torno de 10 mil pessoas. Durante a apresentação do plano, cada órgão municipal envolvido detalhou suas estratégias para a atuação nos desfiles da Sapucaí e da Intendente Magalhães, incluindo operações de trânsito, limpeza urbana, segurança, saúde e ordenamento público.

O presidente da Riotur, Bernardo Fellows, destacou a expertise da cidade na organização de produções de grande porte e o esforço permanente para aprimorar a operação do Carnaval.

— O Rio tem uma vocação histórica para receber grandes eventos. Estamos trabalhando de forma integrada com órgãos públicos e privados para garantir organização, segurança e conforto para cariocas e turistas. A expectativa é de mais um Carnaval inesquecível para a cidade — afirmou.