Jornal DR1

Após temporal, Rio reabre vias e tenta normalizar circulação na cidade

1_n-38074521

Cidade permanece em Estágio 2; transportes operam normalmente e previsão indica chuva mais fraca ao longo do dia

O Rio de Janeiro iniciou esta terça-feira (10) em processo de retomada da rotina após o forte temporal que atingiu a cidade na noite de segunda-feira (9), provocando alagamentos, deslizamentos e o acionamento de sirenes em diferentes regiões.

O município permanece em Estágio 2, com serviços e sistemas de transporte funcionando normalmente e vias importantes sendo gradualmente liberadas.

Defesa Civil acionou sirenes em áreas de risco

Segundo a Defesa Civil Municipal, 15 sirenes foram acionadas em nove comunidades localizadas em áreas de alto risco geológico nas Zonas Norte e Sudoeste, após o volume de chuva ultrapassar os 50 milímetros em 96 horas. O Centro de Operações Rio (COR-Rio) registrou 60 bolsões d’água, 21 pontos de alagamento, quatro deslizamentos e cerca de 10 quedas de árvores.Até o início da manhã desta terça-feira, 18 ocorrências seguiam em andamento, enquanto outras 81 já haviam sido finalizadas pelas equipes municipais.

Avenida Niemeyer é liberada após deslizamento

A Avenida Niemeyer foi totalmente interditada na noite de segunda-feira para vistoria da Fundação GEO-Rio, após a queda de uma árvore provocar um deslizamento de terra, na altura do Faro Beach Club. Após avaliação técnica, a via foi reaberta no início da manhã, no sentido Leblon.Equipes da Prefeitura também atuam na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, onde um deslizamento atingiu a pista sentido Grajaú, na altura do Km 1, em Jacarepaguá.

Comlurb, Bombeiros, Guarda Municipal e Defesa Civil permanecem no local.Zona Norte concentra os maiores impactos

A Zona Norte concentrou os impactos mais severos do temporal. Em Bonsucesso, veículos foram arrastados pela força da água. Bairros como Piedade, Madureira e Grande Méier registraram os maiores volumes de chuva. Registros nas redes sociais também mostram alagamentos em Rocha Miranda, Del Castilho, Pavuna e Manguinhos, onde moradores enfrentaram dificuldades de locomoção.A previsão para esta terça-feira é de chuva fraca a moderada, com menor intensidade. A Prefeitura segue monitorando as áreas afetadas e orienta a população a acompanhar os alertas emitidos pelos canais oficiais.