Jornal DR1

Prefeitura realiza ação de acolhimento no Engenho da Rainha e retira 2 toneladas de resíduos

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma ação de acolhimento no Engenho da Rainha foi realizada pela Prefeitura do Rio na manhã desta quinta-feira (5) na Avenida Pastor Martin Luther King Jr., próximo ao número 3005, na Zona Norte da cidade. A operação integrou atendimento social a pessoas em situação de rua e medidas de ordenamento urbano na região.

A iniciativa reuniu equipes da Subprefeitura da Zona Norte, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), da Comlurb e da Guarda Municipal. O objetivo da ação de acolhimento no Engenho da Rainha foi oferecer apoio social às pessoas que ocupavam o espaço e organizar o uso da área pública.

Durante a intervenção, a Comlurb retirou aproximadamente duas toneladas de resíduos e materiais considerados inservíveis que estavam acumulados no local. Todo o material recolhido foi encaminhado para descarte adequado.

Equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social da SMAS realizaram atendimento às pessoas encontradas na área ocupada. Segundo a prefeitura, foi oferecida a possibilidade de encaminhamento para abrigos da rede municipal, mas nenhum dos abordados aceitou a proposta de acolhimento.

O subprefeito da Zona Norte, Douglas Araújo, explicou que a ação faz parte de um conjunto de operações periódicas realizadas na região.

“Nosso objetivo é oferecer acolhimento e também proporcionar mais segurança e organização para quem transita pela Zona Norte. Esses locais não podem ser ocupados de maneira irregular. A Subprefeitura realiza, em parceria com os demais órgãos públicos, um trabalho de inteligência e monitoramento, que compreende o mapeamento de ocupações irregulares através de vistorias, escuta territorial, denúncias e presença diária nas ruas”, afirmou.

Ao todo, cerca de 20 agentes públicos participaram da ação de acolhimento no Engenho da Rainha. A prefeitura informou que operações semelhantes continuam sendo realizadas regularmente em diferentes pontos da Zona Norte do Rio.

Confira também

Nosso canal