Jornal DR1

Dia da Baixada tem espetáculo que retrata cotidiano da região

crédito Patrick Lima
crédito Patrick Lima

O Grupo Código realiza, nesta quinta-feira (30/o4), às 19h30, uma apresentação especial do espetáculo “Cabeça de Porco: Retratos de um Território”, no Espaço Cultural Código, em Japeri (RJ). A sessão integra as celebrações do Dia da Baixada e reafirma o compromisso do grupo com a valorização da memória, da cultura e das narrativas da região.

Indicado ao 36º Prêmio Shell de Teatro, na categoria de direção, com assinatura de Juliana França, o espetáculo parte da memória de um antigo forró do município para construir uma dramaturgia que mistura dança, teatro e relato coletivo. Em cena, personagens atravessam histórias de afeto, trabalho e resistência, revelando tanto as tensões quanto as potências do território.

A obra propõe um olhar sensível sobre a Baixada Fluminense, fugindo de estigmas e destacando as dimensões simbólicas, afetivas e culturais que estruturam a vida local. Entre música, encontros e narrativas compartilhadas, o espetáculo constrói um retrato vivo de um território em constante transformação.

A apresentação contará com contribuições voluntárias do público por meio da plataforma Sympla. Toda a renda arrecadada será destinada à recuperação do Espaço Cultural Código, impactado pelas enchentes que atingiram Japeri nos primeiros meses deste ano. O valor será revertido para a pintura da fachada e melhorias estruturais do espaço.

Ingressos:
https://www.sympla.com.br/evento/cabeca-de-porco-retratos-de-um-territorio/3399675?share_id=copiarlink⁠�

Serviço:
“Cabeça de Porco: Retratos de um Território”
Dia: 30 de abril
Hora: 19h30
Local: Espaço Cultural Código — Rua Davi, 397, Nova Belém, Japeri (RJ)

https://www.sympla.com.br/evento/cabeca-de-porco-retratos-de-um-territorio/3399675?share_id=copiarlink

Mais do que uma apresentação, a noite se configura como um gesto coletivo de reconstrução, encontro e celebração da cultura local

Confira também

Nosso canal