Felipe dirigia tranquilamente para o trabalho enquanto escutava atentamente as notícias pelo rádio. A última notícia era sobre a abertura dos parques da sua cidade. O repórter entrevistava um profissional do parque “Lírio da Paz”.
-Estou aqui com um dos guardiãos do parque “Lírio da Paz”, Sr. Osvaldo. Sua função é proteger e cuidar do parque agora que está voltando a funcionar. O senhor acha que os guardiãos que trabalham nos parques estão prontos para receber a população?
O guardião respondeu:
– Sim. Todos os guardiões dos parques da cidade foram treinados para atender a todas as famílias dentro dos padõres necessários para este momento. Mas, desculpe a minha humilde pergunta, não seriam guardiões?
O repórter falou:
– Não foi o que eu disse? Sim, guardiões. Obrigada pela entrevista, Sr. Osvaldo.
E deu por terminada a entrevista.
Felipe decidiu que iria ao parque “Lírio da Paz” no próximo fim de semana só para conhecer o Sr. Osvaldo.
DIRETO AO PONTO
Errado: .Eles são guardiãos do parque.
Correto: Eles são os guardiões do parque.
O plural de guardião pode ser guardiões ou guardiães.
A grafia guardiãos está errada e não existe no dicionário de língua portuguesa.
Marynês Meirelles é pedagoga e professora de Língua Portuguesa. Pós graduada em Educação Infantil e com MBA em Responsabilidade Social (UFF) e Gestão Ambiental (UGF). Mestra na área de saúde e Meio Ambiente (UNIPLI). È sócia proprietária da Essencial Creche Escola na Barra da Tijuca. Trabalha como produtora cultural do programa Sábado é Show na Rádio Bandeirantes onde tem o quadro “Toque Show”, dando dicas da Língua portuguesa.