O automobilista britânico, Lewis Hamilton, está a uma vitória de se tornar o piloto com maior número de corridas chegando na 1ª colocação na história da Fórmula 1. Após vencer o GP do Eifel, na Alemanha, no último domingo (11), ele chegou à marca de 91 vitórias, igualando o alemão Michael Schumacher.
E com o ótimo desempenho nas pistas, Hamilton não terá muitas dificuldades de ser o recordista isolado com o maior número de vitórias na história da Fórmula 1. E isso já pode acontecer no GP de Portugal, em Portimão no próximo domingo (25). Além do recorde, o heptacampeonato também é uma questão de tempo para o britânico. Lewis, lidera o campeonato com 230 pontos e 7 vitórias, seu companheiro de Mercedes, Valtteri Bottas, ocupa a segunda colocação com 161 pontos, vencendo apenas duas vezes.
Mas não é só dentro das pistas que Hamilton vem fazendo história. Primeiro negro a competir num esporte tradicionalmente elitista, ele tem usado sua grande imagem para divulgar causas como “Black Lives Matter” (“Vidas negras importam”) na luta contra o racismo.
E o britânico tem atingido níveis que poucas vezes se viu em qualquer outro esporte. O engajamento do piloto tem um impacto tão grande que repercute mundialmente e encoraja outras pessoas nessa causa. E mesmo tomando possíveis punições da F-1 por se manifestar, o piloto continua gigante dentro e fora das pistas. Hamilton está na prateleira não só dos maiores pilotos de todos os tempos, mas também dos atletas.
Por Luhan Alves (Estagiário), com supervisão de Alessandro Monteiro