Por: Claudia Mastrange
Fortes chuvas castigaram o Rio neste sábado, dois de janeiro. Com vários pontos de alagamento, o município entrou em Estágio de Atenção às 10h45. De acordo com o Alerta Rio, Rocinha, Piedade, Jardim Botânico, Alto da Boa Vista e Jacarepaguá foram as localidades em que houve maior registro de chuvas.
Não há informações sobre feridos. Um motoqueiro foi arrastado pelas águas e ajudado por passante, conseguiu escapar da correnteza. No bairro do Campinho, os Bombeiros entraram em ação para efetuar um resgate de uma mulher e um cachorro. Ao longo do dia, mais de 20 sirenes tocaram em nove localidades.
O estágio de atenção é o terceiro grau em uma escala de cinco níveis. Indica que uma ou mais ocorrências já impactam a cidade, afetando a rotina de parte da população.
Há alerta de mais temporais para todo o Rio. A Climatempo destacou que estão previstas mais pancadas intensas. No domingo as precipitações devem ser mais moderadas , mas o tempo permanecerá chuvoso pelo menos até quarta-feira, seis de janeiro. Estão previstos pelo menos 80 mm de chuva em média na Região Metropolitana. Isso é praticamente metade da média de chuva para todo o mês de janeiro.
As chuvas e o excesso de nebulosidade também vão fazer com que a temperatura siga mais baixa para os padrões do verão: a máxima não deve passar dos 27 °, e à noite os termômetros marcarão 20°.
Fotos: Reprodução