A Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) informou que está suspenso o calendário de vacinação contra covid-19. Ou seja, idosos com 75 anos, que receberiam a primeira dose nesta sexta-feira (12/03), deverão aguardar o recebimento de mais vacinas. Somente idosos com 76 anos ou mais e da segunda dose do imunizante serão vacinados nesta sexta-feira (12)..
De acordo com a SMS, os pontos de vacinação do município tiveram uma procura maior do que o esperado nos últimos dois dias. Neste tempo, a expectativa era aplicar 25 mil doses. No entanto, até o final desta quinta-feira (11/03), já foram vacinadas 38,6 mil pessoas: 13,6 mil doses além do previsto.
“A gente suspendeu porque a gente não tinha doses para garantir toda a vacinação de quem tem 75 anos. Quem tem mais de 76 anos pode se vacinar. Infelizmente a gente teve que adiar para a semana que vem, quando a gente vai receber mais doses do Ministério da Saúde”, disse Soranz.
O secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, atribuiu a paralisação à migração de pessoas de outros municípios para o Rio – já que para a imunização não é exigido comprovante de residência – e à redução de repasse de vacinas por parte do governo federal. Segundo Soranz, das 460 mil doses já aplicadas no Rio, 42 mil — ou quase 10% – foram “para outros munícipes”. “No Sistema Único de Saúde todas as pessoas podem se vacinar em qualquer unidade de qualquer município”, ressaltou.
Foto: Reprodução TV