Jornal DR1

Mostra virtual homenageia as mulheres no mês de março

 

A exposição virtual “Mulheres do Bembé”, que o fotógrafo Edgar de Souza realiza ao longo de todo mês de março, é uma grande homenagem às mulheres. O conteúdo da mostra foi gerado durante cobertura fotográfica dos festejos do Bembê do Mercado, a partir do ano de 2009, durante a comemoração dos 120 anos do evento. O projeto pode ser acessado gratuitamente através o site www.expomulheresdobembe.com.br.

São 26 fotos inéditas com a coautoria da produtora cultural e Ekedji, do Terreiro Ilê Axé Tokolê, Cris Santana O objetivo do projeto é reafirmar o papel das mulheres no fortalecimento da religião do candomblé através das diferentes vertentes, tais como; atuação sacerdotal, ritual, comercial e o resgate da memória cultural e a preservação dos costumes de um povo.

A festa do Bembé do Mercado é uma manifestação cultural do município baiano de Santo Amaro da Purificação, que acontece desde 1890, quando um grupo de negros, juntou-se em praça pública para celebrar a Abolição da Escravatura. E desde então, é festejado por três dias consecutivos e recebe a adesão dos terreiros de candomblé da região.

A manifestação cultural recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Bahia em 2012, dado pelo governo do estado; e em 2019, Patrimônio Cultural do Brasil, concedido pelo Instituto Patrimonial Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O fotógrafo Edgar Souza apaixonado pela manifestação do recôncavo baiano, em 2009 realizou a mostra fotográfica “Bembé do mercado”, expondo pelas cidades de Paris (França), Luanda (Angola) e Nova Iorque (EUA): “Este ano realizo mais uma conquista em minha vida”, afirma Edgar.

O Projeto tem o apoio do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Identitárias-CCPI (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24