Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Mostra virtual homenageia as mulheres no mês de março

 

A exposição virtual “Mulheres do Bembé”, que o fotógrafo Edgar de Souza realiza ao longo de todo mês de março, é uma grande homenagem às mulheres. O conteúdo da mostra foi gerado durante cobertura fotográfica dos festejos do Bembê do Mercado, a partir do ano de 2009, durante a comemoração dos 120 anos do evento. O projeto pode ser acessado gratuitamente através o site www.expomulheresdobembe.com.br.

São 26 fotos inéditas com a coautoria da produtora cultural e Ekedji, do Terreiro Ilê Axé Tokolê, Cris Santana O objetivo do projeto é reafirmar o papel das mulheres no fortalecimento da religião do candomblé através das diferentes vertentes, tais como; atuação sacerdotal, ritual, comercial e o resgate da memória cultural e a preservação dos costumes de um povo.

A festa do Bembé do Mercado é uma manifestação cultural do município baiano de Santo Amaro da Purificação, que acontece desde 1890, quando um grupo de negros, juntou-se em praça pública para celebrar a Abolição da Escravatura. E desde então, é festejado por três dias consecutivos e recebe a adesão dos terreiros de candomblé da região.

A manifestação cultural recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Bahia em 2012, dado pelo governo do estado; e em 2019, Patrimônio Cultural do Brasil, concedido pelo Instituto Patrimonial Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O fotógrafo Edgar Souza apaixonado pela manifestação do recôncavo baiano, em 2009 realizou a mostra fotográfica “Bembé do mercado”, expondo pelas cidades de Paris (França), Luanda (Angola) e Nova Iorque (EUA): “Este ano realizo mais uma conquista em minha vida”, afirma Edgar.

O Projeto tem o apoio do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Identitárias-CCPI (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded