Fiscais da prefeitura do Rio interromperam, na tarde de domingo (25), uma festa que reunia cerca de 500 pessoas na Rua Filismino de Moura, em Campo Grande, Zona Oeste. O responsável foi multado por violação de medida sanitária.
O evento foi realizado sem autorização e, quando a equipe de fiscalização chegou ao local, teve o acesso impedido por seguranças do evento. Com apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, a fiscalização acessou o espaço do evento e constatou aglomeração de pessoas sem uso de máscara de proteção facial. O público presente foi dispersado pelos agentes.
Restrições e autuações
A realização de eventos de qualquer natureza, festas, rodas de samba, em áreas públicas e particulares; bem como o funcionamento de boates, danceterias, salões de dança e casas de espetáculo seguem proibidos na cidade.
No primeiro fim de semana de vigência das medidas determinadas pelo decreto nº 48.787, a Prefeitura do Rio registrou 2.416 autuações – entre multas e interdições a estabelecimentos, infrações sanitárias, multas de trânsito, reboques e apreensões de mercadorias. Ao todo, os fiscais multaram 145 bares, restaurantes e ambulantes e fecharam 34 estabelecimentos flagrados descumprindo o decreto.
No domingo, as ações de fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) registraram 1.190 autuações, com 58 multas aplicadas a bares, restaurantes e ambulantes e oito estabelecimentos por desrespeitarem as medidas previstas em decreto municipal. Os comboios de fiscalização formados por agentes da Secretaria de Ordem Pública, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e apoio da Polícia Militar, atuaram em diversos pontos da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Campo Grande, Ipanema, Leblon, Flamengo, Botafogo, Laranjeiras, Itanhangá, entre outros bairros do Rio.
Durante todo o dia, os agentes municipais atuaram para coibir aglomerações, verificar o horário correto de fechamento de estabelecimentos e a capacidade máxima de pessoas estabelecida pela legislação, além de atender denúncias de festas e eventos clandestinos. Em outra frente de fiscalização, as forças-tarefa da Guarda Municipal realizaram rondas em todas as regiões da cidade e checaram denúncias enviadas por cidadãos via Central 1746 da Prefeitura.