Alguns cabelos demoram mais para secar do que outros. Em uma mesma cabeça, alguns fios secam mais rápido que outros, por que será? O processo de secagem natural pode levar até 24 horas, dependendo do comprimento, espessura, textura e saúde dos fios.
É comum que cabelos longos, cheios ou grossos levem mais tempo para secar do que os de comprimento médio e espessura mais fina, justamente pela quantidade e volume dos fios. Já os crespos encontram certa dificuldade por causa do formato em caracol das madeixas, que retém água próximo à raiz, o que deixa o couro cabeludo úmido por mais tempo.
O clima também pode ser um fator que prolonga ou diminui o tempo de secagem, enquanto o ar seco faz com que os fios sequem mais rapidamente, a umidade provoca o efeito contrário.
Mas, se a demora no tempo de secagem dos cabelos não se encaixa em nenhum destes casos, o problema provavelmente está relacionado a saúde dos fios, que podem estar porosos. A porosidade é determinada pela sobreposição das escamas da fibra capilar que regula a capacidade de absorção de hidratação e nutrientes. Quanto mais abertas as escamas, mais poroso o cabelo fica, o que facilita a absorção de líquidos de forma rápida e intensa, e, consequentemente, faz com que a secagem fique mais lenta.
O secador de cabelo claramente acelera o processo de secagem. Porém, esta não é a maneira mais saudável de secar as madeixas. Quem não abre mão do utensílio deve usá-lo com temperatura morna ou fria, com uma distância média de vinte centímetros do fio, sem esquecer de passar o protetor térmico.
Quem prefere deixar os fios secarem naturalmente também pode acelerar o processo usando uma toalha de microfibra absorvente para remover o excesso de água. Aperte os fios delicadamente, sem torcer ou esfregar, para não provocar quebra, seque da raiz para as pontas, sempre em movimentos contínuos para baixo. Não aplique leave-in em cabelos muito molhados, pois eles formam uma camada ao redor do fio, deixando-o selado, o que dificulta a secagem.
Helainy de Araujo Devos
Consultora de produtos capilares
@saudecapilarvip, @helainydearaujodevos