Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Direto ao ponto: Eminente ou Iminente?

Certo dia, enquanto aguardava a minha hora na sala de espera do dentista, engatei uma prosa com um rapaz, estudante de engenharia, que está estagiando em uma empresa de contenção de encostas.

Perguntei se não seria interessante haver uma campanha de sensibilização e conscientização em relação ao desmatamento incontrolável nas nossas encostas. Da janela do meu apartamento presencio, diariamente, a invasão da mata do Alto da Boa Vista.

Ele me disse:

– O risco é eminente. As pessoas precisam se conscientizar sobre este perigo! A campanha seria uma ótima ideia!

Não consegui me conter. Disse:

– É… O risco é iminente. Iminente!

No que ele respondeu.:

– Foi o que eu disse!

– É… IMINENTE!!!

Direto ao ponto

Errado: O risco de deslizamento é eminente.

Correto: O risco de deslizamento é iminente.

A palavra EMINENTE é um adjetivo que significa alguém ou alguma coisa excelente, notável, sublime, que se destaca dos outros. A palavra IMINENTE é um adjetivo que significa algo que está prestes a acontecer.

Marynês Meirelles
Pedagoga e professora de Língua Portuguesa. Pós-graduada em Educação Infantil e com MBA em Responsabilidade Social (UFF) e Gestão Ambiental (UGF). Mestra na área de saúde e Meio Ambiente (UNIPLI). È sócia proprietária da Essencial Creche Escola na Barra da Tijuca. Trabalha como produtora cultural do programa Sábado é Show na Rádio Bandeirantes onde tem o quadro “Toque Show”, dando dicas da Língua portuguesa.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 20 set 24