Jornal DR1

Direto ao ponto: Afim ou A fim?

Helena, administradora de um condomínio residencial, resolveu convidar profissionais para participarem de “lives” relacionadas aos cuidados coletivos que são necessários para o melhor convívio entre os moradores. Enviou um recado a todos que dizia:

“Estamos convidando profissionais da área da saúde para um bate papo sobre boas condutas, visando o bem-estar coletivo.  Caso haja em sua residência um profissional de área afim à saúde, favor entrar em contato com a administração”.

João Carlos, ao receber o convite, chamou logo sua esposa e disse:

-Não entendi! Como assim? A fim de quê? De quem?

Carminha, calmamente, explicou:

-Você realmente não entendeu. Profissionais de áreas afins são profissionais que trabalham, neste caso, em qualquer profissão que tenha ligação com a área da saúde, como médicos, infectologistas, psicólogos etc. Áreas afins!!!

Direto ao ponto: 

Errado: O psicólogo é de uma área “a fim” à área da educação.

Certo: O psicólogo é de uma área “afim” à área da educação.

O adjetivo AFIM expressa a ideia de afinidade, de aproximação, de convergência entre duas ideias, fatos, pensamentos ou situações. Usa-se quando, dois ou mais elementos possuem, entre si, relação de afinidade, semelhança. Plural: afins

Exemplo:

Sílvia e Beto possuem um gosto musical afim.

“A FIM DE” é uma locução prepositiva  e expressa a ideia de finalidade, ou seja, indica o objetivo pelo qual se exerce uma determinada ação.

Exemplo:

Hoje não estou a fim de sair.

Marynês Meirelles
Pedagoga e professora de Língua Portuguesa. Pós-graduada em Educação Infantil  e com MBA em Responsabilidade Social (UFF) e Gestão Ambiental (UGF). Mestra na área de saúde e Meio Ambiente (UNIPLI). É sócia proprietária da Essencial Creche Escola na Barra da Tijuca. Trabalha como produtora cultural do programa Sábado é Show na Rádio Bandeirantes onde tem o quadro “Toque Show”, dando dicas da Língua Portuguesa.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24