As escolas da rede municipal podem inscrever suas equipes na primeira Olimpíada Municipal Estudantil de Ciência e Tecnologia. A competição acadêmica será online, entre os dias 22 e 24 deste mês, com a participação de alunos do 9º ano do ensino fundamental.
O objetivo da disputa estudantil, promovida pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, é incentivar os estudantes para identifiquem demandas reais da cidade e desenvolvam soluções baseadas em ciência e tecnologia, por meio de uma maratona que envolverá habilidades como criatividade, empreendedorismo e inovação.
– Queremos estimular nos jovens o interesse pela tecnologia, e ainda identificar talentos. A Olimpíada é uma iniciativa empreendedora que contribui para desenharmos o nosso futuro – explicou o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Willian Coelho.
Um dos propósitos da olimpíada é motivar um ambiente empreendedor voltado para os jovens, estimulando também ações a partir de desafios propostos nos seguintes temas: meio ambiente, Covid-19 e impactos na juventude, futuro da educação, direitos humanos, geração de renda e saúde.
Os critérios de avaliação das soluções apresentadas pelos alunos serão atratividade, longevidade, potencial, identidade e o quanto a proposta criada impactará em uma comunidade.