A Prefeitura do Rio de Janeiro liberou, após muita pressão do clube perante as autoridades, a presença de público no Maracanã para os duelos do Flamengo com o Grêmio, pela Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, e Barcelona de Guayaquil, pela Libertadores. Os jogos diante dos gaúchos acontecem nos próximos dias 15 e 19, enquanto a partida diante do Barcelona será no dia 22 de setembro.
A capacidade será aumentada gradativamente e a retirada dos ingressos dependerá da apresentação de comprovação da vacina contra covid-19 e teste realizado em até 48 horas antes. A ideia é que no primeiro jogo o estádio receba aproximadamente 24.783 torcedores, cerca de 35% da capacidade total do Maracanã. No segundo duelo, novamente diante do Grêmio, a capacidade aumentará para 40%, enquanto a partida com os equatorianos poderá receber 35.035, aproximadamente 50% do que comporta o estádio.
As partidas são consideradas como “evento-teste”. Neste mês, o Rio de Janeiro iniciou um plano de retomada e a presença de público nos estádios está contemplada já nessa primeira fase. Segundo documento assinado no último dia 6, a retirada do ingresso estará condicionada à apresentação de comprovação de vacinação contra covid-19, cumprindo as regras do Decreto Rio 49.335, de 26 de agosto de 2021, e resultado negativo de teste de antígeno para covid-19 realizado em até 48 horas anteriores à partida, “exclusivamente, por laboratório autorizado pelo clube organizador da partida”.
No parecer favorável à presença de público no Maracanã, ressalta-se que está “condicionado à rigorosa observância ao protocolo” apresentado pelo Flamengo, e, dentre os ajustes pedidos, há a indicação de que “todo público presente no estádio do Maracanã, nos dias 15,19 e 22 de setembro, será monitorado pela SMS através do número do CPF pelo prazo de 15 dias”.