Jornal DR1

Opinião: Os dois melhores do Brasil vão decidir a Copa Libertadores pela hegemonia do continente

Foto: Twitter/Conmebol

Por Guilherme Abrahão

A final da Copa Libertadores deste ano vai ser um verdadeiro e merecido tira-teima. Afinal, Flamengo e Palmeiras são totalmente dominantes no Brasil – e na América do Sul – nos últimos anos. Basta olhar os números da dupla: dos cinco últimos brasileiros, quatro ficaram para eles, dois cada, com o Corinthians de intruso. Neste ano, o Atlético-MG é quem lidera, mas os dois seguem de perto os mineiros pela taça. Nada está definido. 

Voltando à Libertadores, a final desta edição coloca frente a frente, pela primeira vez na história do torneio continental, os dois últimos campeões. Flamengo foi quem faturou o troféu em 2019, enquanto o Palmeiras é o atual vencedor. Por isso, os deuses do futebol foram justos em deixar a dupla protagonizar no dia 27 de novembro, em Montevidéu, no Uruguai, o que promete ser a maior decisão dos últimos tempos.

No momento, pelo talento individual, o Rubro-Negro entra com um ligeiro favoritismo. Com Bruno Henrique em fase iluminada, os comandados de Renato Gaúcho andam letais na hora de definir. Basta pegar como parâmetro o confronto das semifinais diante do Barcelona, do Equador. Apesar de um elenco mais limitado, os equatorianos deram sufoco em determinados momentos no Fla. Porém, o talento de Everton Ribeiro, Bruno Henrique, Gabigol & Cia, definiram o mata-mata. Serão dois meses até a grande final e Renato tem tempo suficiente para corrigir os erros e talvez transformar o Fla em uma equipe imbatível.

Do outro lado, um eficaz e consistente Palmeiras. Em dez meses de trabalho, o português Abel Ferreira transformou o Verdão em uma equipe extremamente competitiva. Criticado em diversos momentos por seu estilo de jogo, o treinador é um exímio estrategista. Não há favoritos para essa grande decisão. Quem ganha é o futebol. E quem vencer, vai mostrar que no futebol que vivemos de ciclo, tem uma hegemonia!

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded