O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou nesta segunda-feira (11/10) a chegada dos programas Bairro Maravilha, Conjunto Maravilha e Luz Maravilha a diversos pontos das zonas Norte e Oeste. As melhorias foram informadas aos moradores da Ilha de Guaratiba, Campo Grande, Cordovil, Vila da Penha, Vila Kosmos e Ilha do Governador, na presença de representantes das secretarias municipais de Conservação, Infraestrutura, Educação, Esportes, Fazenda e Planejamento, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, além de órgãos como Comlurb, Rioluz, CET-Rio e Fundação Parques e Jardins.
“A Zona Oeste é uma das prioridades desse governo. Estamos aqui hoje para ver como podemos avançar com obras de infraestrutura. Vocês vão ver que, aos poucos, os serviços da prefeitura voltarão a ter mais qualidade. Só quero lembrar que, antes de tudo, teremos que fazer a licitação para escolher a empresa responsável pelas obras e esse processo deve levar uns três meses”, disse Paes.
O programa Bairro Maravilha tem como objetivo recuperar áreas da cidade com pouca infraestrutura. As regiões beneficiadas têm vias asfaltadas e ganham nova iluminação, as calçadas são refeitas e as ruas recebem serviços de drenagem. Ao todo, 20 ruas da Zona Oeste serão contempladas. Em Campo Grande e Ilha de Guaratiba serão recuperados mais de 50 mil m².
Na Zona Norte, o prefeito comunicou à população melhorias a serem realizadas em Cordovil, Vila da Penha, Vila Kosmos e Ilha do Governador. Em Cordovil, por exemplo, oito ruas do bairro receberão novas calçadas.
Já o primeiro Bairro Maravilha da Ilha do Governador será nos Bancários, com o serviço de revitalização de 18 ruas, numa área de mais de 70 mil m². O campo de futebol na Rua Ilha Fiscal será reformado e passará a ser uma nova área de lazer da região.
“Vamos recuperar as calçadas e praças, instalar uma iluminação nova de LED. Podem ter certeza que iremos mudar a realidade do subúrbio do Rio”, afirmou o prefeito.
O Luz Maravilha chegará a todas as localidades visitadas. O programa, viabilizado por meio de parceria público-privada, é uma iniciativa da Prefeitura do Rio para modernizar e tornar eficiente todo o sistema de iluminação pública da cidade.