Jornal DR1

Morre Nelson Freire, maior pianista do mundo

Considerado um dos maiores pianistas do mundo, Nelson Freire, 77 anos, faleceu na madrugada desta segunda-feira, na sua casa no Rio de Janeiro. A causa da morte ainda não foi revelada.

 

Mineiro, Nelson Freire começou a mostrar seu talento como músico aos três anos de idade, quando começou a dedilhar as primeiras notas no piano da irmã mais velha. E com apenas cinco anos, apresentou seu primeiro recital de música no Teatro Municipal de São João Del Rei. Aos 12 anos, se mudou com a família para o Rio de Janeiro, se aprimorou bastante e ficou em nono lugar no Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro, interpretando Beethoven. Daí em diante, começou a colecionar só sucessos.

 

Dono de uma brilhante carreira, o pianista se apresentou em mais de 70 países, e com orquestras de renome como as filarmônicas de Berlim, Londres, Nova York, a orquestras de Amsterdam, Munique, Paris, Tóquio, Viena, Boston, entre outras. Ele também é o único brasileiro a ser incluído na coletânea Great Pianist of the 20th Century, que significa os grandes pianistas do século 20.

 

Freire também ganhou o Grammy Latino com o álbum Brasileiro, com obras de compositores como Alexandre Levy, Villa-Lobos, Lorenzo Fernandez, Henrique Oswald, Claudio Santoro, entre outros. Sua trajetória foi tão marcante e interessante que virou um documentário pelo cineasta João Moreira Salles.

 

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded