Uma das principais razões pelas quais a aceitação de carros autônomos será muito mais difícil no Ocidente é que ainda consideramos o carro como um produto emocional, um símbolo de liberdade e status. Na China, um carro é simplesmente um meio de ir de um lugar para outro. Para o chinês comum, os carros são muito mais caros em relação ao seu salário médio, de modo que eles se concentram mais em sua funcionalidade e sustentabilidade do que em seu impacto em seu prestígio pessoal. Para a rica classe de compradores chineses, há muito menos diferença em relação ao Ocidente. Para quem tem dinheiro, ter seu próprio motorista ainda é uma forma importante de demonstrar sua riqueza e poder. Pensando nisso, a Volvo construiu seus carros para o mercado chinês com mais espaço para as pernas na retaguarda, pois é aqui que se senta a pessoa mais importante! Todos esses fatores significam que a mudança mental para carros autônomos será muito mais fácil para os chineses do que para nós. Na China, as pessoas veem a mudança para carros autônomos como um ganho de status, tempo e espaço. No Ocidente, vemos essa mesma mudança como uma perda de liberdade e independência. Isso foi confirmado por inúmeras pesquisas, que mostram que nós, ocidentais, não temos muita vontade de tirar as mãos do volante.
A primeira empresa chinesa a se concentrar nessa tendência foi a Baidu, a chinesa Google. A maior diferença entre seus algoritmos de busca e a abordagem do Google é que o Baidu atribui muito mais importância ao contexto de como as palavras são usadas no texto. Isso foi tornado necessário pela linguagem chinesa mais complexa. Não foi surpresa que o Baidu, o pioneiro entre as empresas chinesas de internet, tenha sido o primeiro a se aventurar no cenário do Deep Learning, que é um aspecto do aprendizado de máquina dentro do domínio geral da Inteligência Artificial, também é conhecido como aprendizado estruturado ou hierárquico.
Trecho do livro: O Novo Normal da China. https://www.youtube.com/c/PascalCoppens. Contato e informações sobre as palestras de Pascal Coppens: +55(84) 999833497